A primeira edição do Portugal Fashion teve lugar entre 27 e 29 de julho de 1995, na recém-inaugurada sede nacional da ANJE, no Porto. Além dos desfiles com criadores portugueses consagrados e top models internacionais, o programa inaugural propunha uma conferência, uma apresentação de vestuário infantil, momentos musicais e uma homenagem a Franco Moschino.
Entre os participantes, contavam-se nomes hoje tão consensuais como os dos criadores José António Tenente, Nuno Gama, Maria Gambina, Luís Buchinho, Júlio Torcato ou José Carlos. E para valorizar as coleções destes criadores, top models internacionais como Claudia Schiffer, Elle Macpherson, Carla Bruni e Helena Christiansen desfilaram perante o muito público presente e jornalistas de vários países.
Ao longo dos últimos 25 anos, o evento evoluiu bastante quer ao nível da organização, quer ao nível do conceito. Em termos organizativos, o Portugal Fashion dispõe hoje de uma muito maior capacidade técnica, tecnológica e humana. Por isso, verificaram-se significativas melhorias na produção dos desfiles, na decoração dos espaços cénicos e zonas sociais, no funcionamento dos bastidores, na organização logística, na eficiência do staff, na acomodação do público e na comunicação externa.
Em termos conceptuais, o Portugal Fashion abarca agora todos os sectores da fileira moda (vestuário, calçado, joias e acessórios) e todas as suas vertentes (moda de autor, linhas mais comerciais e pronto-a-vestir). Por outro lado, são dadas a criadores e marcas melhores condições para se expressarem comercial e esteticamente, seja em desfiles individuais, seja em performances ou apresentações. Acresce que os jovens designers merecem, atualmente, uma muito maior atenção e gozam até de um calendário próprio para mostrar as suas coleções – o Bloom. Por fim, a vocação empresarial do Portugal Fashion está bem presente no BRAND UP, um espaço de exposição comercial que é simultaneamente um showroom e um mercado urbano.
O Portugal Fashion tornou-se um dos maiores eventos de moda da Península Ibérica e promoveu as criações portuguesas nas mais consagradas passerelles do mundo. Nestes 25 anos, o Portugal Fashion dinamizou a relação entre a produção e a criação de moda, apoiou a internacionalização de criadores e marcas, lançou jovens designers de talento e promoveu o nosso pronto-a-vestir em showrooms internacionais. Deste modo, o evento contribuiu decisivamente para a mudança do paradigma de desenvolvimento da fileira moda.
Quase 2.000 coleções apresentadas
Em 25 anos, o Portugal Fashion apresentou, nacional e internacionalmente, 1.986 coleções de 171 criadores (nacionais e internacionais, consagrados e jovens designers) e de 143 marcas (vestuário, calçado e joias). O número de apresentações nacionais ascende a 1.601, tendo os desfiles das 45 edições se repartido pelas cidades da Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Portimão, Porto e Vila Nova de Gaia.
A nível internacional foram realizadas 385 apresentações de marcas e criadores, sendo de assinalar que o Portugal Fashion já produziu desfiles em eventos nas cidades de Barcelona, Bilbao, Istambul, Kuala Lumpur, Londres, Madrid, Maputo, Milão, Nova Iorque, Paris, Roma, São Paulo e Viena. O Portugal Fashion esteve, de resto, presente nas quatro mais importantes semanas da moda mundiais: Londres, Milão, Nova Iorque e Paris.