O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários anunciam uma parceria de três anos para apoiar e promover moda e a indústria de produção têxtil Africana em Portugal e na Europa.
Esta parceria faz parte do programa Creative Africa Nexus (CANEX) do Afreximbank, que visa facilitar os investimentos na economia criativa e cultural em África através de financiamento, capacitação, promoção de exportação e investimento, soluções digitais, promoção de ligação e parceria, e defesa de políticas.
As indústrias culturais e criativas em África mostraram que, com os investimentos certos, têm potencial para contribuir para a transformação estrutural do continente, criando assim empregos e aumentando as exportações e outros resultados de desenvolvimento. A parceria entre o Afreximbank e a ANJE visa abordar os desafios enfrentados pelos designers africanos, proporcionando-lhes a oportunidade de aceder a mercados internacionais ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade através da incubação da marca.
No âmbito desta parceria, a ANJE, através do seu projeto de moda denominado Portugal Fashion, irá dotar os designers africanos com plataformas de apresentação, facilitar o seu acesso aos mercados internacionais e reforçar as suas capacidades através de aconselhamento empresarial e assistência técnica na produção de vestuário. A longo prazo, o Afreximbank e a ANJE pretendem atrair mais oportunidades de investimento para o setor, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências técnicas dos intervenientes da indústria africana, melhorando assim as capacidades de confeção e produção em África.
O programa visa promover anualmente pelo menos 40 designers africanos na plataforma do Portugal Fashion. Os designers também beneficiarão das oportunidades de networking com especialistas internacionais da indústria, retalhistas, fabricantes e outras partes interessadas importantes. O showcase inaugural terá lugar no Porto, de 13 a 16 de outubro de 2021, e vai centrar-se na criatividade artística africana, incluindo lifestyle, música, arte e gastronomia.
Para além deste evento, o Afreximbank e a ANJE estruturaram uma parceria de aconselhamento e apoio a empresas europeias e portuguesas que pretendem investir em África, onde a ANJE funcionará como balcão único para investidores com interesse no continente africano e que procuram aconselhamento e apoio de ambos, Afreximbank e ANJE.
A propósito desta parceria, Benedict Oramah, Presidente do Afreximbank, afirma: “Acreditamos que o vasto conjunto de talentos criativos no continente é uma oportunidade para acelerar a transformação económica de África. Através do CANEX, o Banco está a fornecer apoio tangível ao desenvolvimento de um ecossistema para monetizar o setor criativo e aumentar a sua contribuição para a economia africana no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA – African Continental Free Trade Area). Agradeço à ANJE pela sua liderança visionária e ousada. O Afreximbank tem o prazer de se associar à ANJE para levar a cabo esta iniciativa transformadora para a indústria de vestuário e de confeção têxtil em África.”
Manuel Mota, Vice-Presidente da ANJE, afirma: “As indústrias criativas em África têm um grande potencial para se tornarem os principais motores de crescimento económico e acredito que esta iniciativa terá um impacto positivo e sustentável. É um privilégio para a ANJE acolher e trabalhar em conjunto com o Afreximbank neste importante marco.”
Sobre o Afreximbank
O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) é uma instituição financeira multilateral pan-africana com mandato para financiar e promover o comércio intra e extra-africano. O Afreximbank implementa estruturas inovadoras para fornecer soluções de financiamento que apoiam a transformação da estrutura do comércio africano, acelerando a industrialização e o comércio intra-regional, impulsionando assim a expansão económica em África. O Banco tem uma longa história de intervenção no apoio a países africanos em tempos de crise. Através do Mecanismo de Mitigação do Impacto da Pandemia no Comércio (PATIMFA) lançado em abril de 2020, o Afreximbank desembolsou mais de 6,5 mil milhões de US dólares em 2020 para ajudar os países membros a administrar o impacto adverso de choques financeiros, económicos e de saúde causados pela pandemia COVID-19. Um defensor convicto da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), o Afreximbank concluiu o desenvolvimento de um Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS) que foi adotado pela União Africana (UA) como a plataforma de pagamento e liquidação para sustentar a implementação da AfCFTA. O Afreximbank está a trabalhar com a UA e o Secretariado da AfCFTA para desenvolver um Mecanismo de Ajustamento para apoiar os países na participação efetiva na AfCFTA. No final de 2020, os ativos e garantias totais do Banco eram 21,5 mil milhões de US dólares, e os seus recursos acionistas chegavam a 3,4 mil milhões de US dólares. O Afreximbank desembolsou mais de 42 mil milões de US dólares entre 2016 e 2020. O Banco possui ratings atribuídos pela GCR (escala internacional) (A-), Moody’s (Baa1) e Fitch (BBB-). O Banco está sediado no Cairo, Egito.