Embora o BRAND UP tenha sido cancelado devido ao surto do novo coronavírus, as associações da fileira moda que são parceiras do Portugal Fashion mantiveram a representação dos seus sectores na 46.º edição do evento. O espaço anteriormente previsto para o showroom e mercado urbano do Portugal Fashion reuniu showcases da MODAPORTUGAL (iniciativa da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário, Confeção e Moda e CENIT – Centro Associativo de Inteligência Têxtil), da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) e da Selectiva Moda (ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios) em parceria com o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário.
A instalação ZONA INDUSTRIAL MODAPORTUGAL convidou à imersão digital num universo industrial, ambientalmente sustentável e circular, evocando o movimento e a dinâmica de uma fábrica, ampliados através de vídeo e fotografia. Tratou-se de um conceito que integrou a estratégia promocional desenvolvida pelo CENIT e pela ANIVEC com a qual se celebrou, numa altura tão difícil por que passamos, a excelência, a visão e o know-how das empresas produtoras de matérias-primas e de confeção de vestuário.
A APICCAPS em parceria com o Museu do Calçado apresentou a exposição AFTER&NOW, que reuniu propostas de 20 das mais relevantes marcas de calçado masculino (J.Reinaldo, Nobrand, DiVERGE, Miguel Vieira, Valuni, Volca, RCM, Centenário, Carlos Santos, Profession Bottier, Walker Flex, The Baron’s Cage e Sanjo). Desta forma, a indústria portuguesa de calçado prestou homenagem às empresas que se souberam reinventar, ascendendo na cadeira de valor. Empresas que criaram novas oportunidades e descobriram novos mundos.
Alinhada com as tendências internacionais, a Selectiva Moda em parceria com o CITEVE apresentou o iTechStyle Green Circle, um showcase que revelou a capacidade inovadora de Portugal nos domínios da sustentabilidade e da produção responsável. Integraram a mostra oito produtos de outras tantas empresas de vestuário e lanifícios, criados em parceira com oito designers de moda: A. Sampaio com Maison Alexandrine, Joaps com Davii, LMA com David Ferreira, Lemar com Nuno Velez, Pé de Chumbo com Alexandra Oliveira, RDD com Diogo Miranda, Somelos com Miguel Vieira e Tintex com Katty Xiomara. Todos os produtos foram concebidos com materiais sustentáveis e produzidos por processos responsáveis.
Importa referir que o BRAND UP, espaço comercial do Portugal Fashion que funciona como showroom e mercado aberto ao público para venda de produtos de design, moda e lifestyle, conta habitualmente com o apoio da generalidade das associações empresariais da fileira moda. “Graças aos nossos parceiros, o Portugal Fashion cumpre um dos seus principais objetivos: promover a fileira moda de forma integrada, envolvendo todos os seus sectores. Importa lembrar que estes sectores são exemplos da excelência do made by Portugal e contribuem substantivamente para a criação de valor, para a capacidade empregadora e para a competitividade internacional da fileira moda”, sublinha a diretora de projeto do Portugal Fashion, Mónica Neto. Esta edição foi diferente, para Outubro esperamos regressar em grande!