O 50.º Portugal Fashion incluiu na sua line-up 11 desfiles Bloom, plataforma dedicada a novos talentos da moda. O primeiro dia do evento e três desfiles do segundo foram preenchidos com coleções de jovens designers, havendo inclusivamente um espaço próprio de passerelle para o Bloom: as salas Ribeira da Alfândega do Porto. De referir que, nesta edição, a plataforma Bloom acolheu designers nacionais mas também criadores emergentes de origem africana, no âmbito do programa CANEX.
Destaque, desde logo, para o regresso à passerelle Bloom de estudantes de escolas de moda. Desta feita, aconteceram desfiles coletivos a cargo da Escola de Moda do Porto, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, da Modatex (Porto), da Cenatex (Guimarães) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (curso de Design de Moda). Foi desta forma proporcionada uma experiência pedagógica e profissional ímpar aos estudantes de moda, contribuindo assim para a sua formação como designers.
De salientar ainda os desfiles dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion (agora Zeitreel): Marcelo Almiscarado e Maria Carlos Baptista. Esta última designer apresentou uma coleção criada em conjunto com a sua irmã Inês Manuel, sob o nome MARIACARLOS x INÊSMANUEL. Também o designer distinguido com a menção honrosa no mesmo concurso, Victor Huarte, revelou a sua nova coleção na passerelle Bloom, com a marca homónima HUARTE. O jovem criador espanhol assinou, no final de 2021, uma coleção cápsula de dez peças e acessórios unissexo para a Salsa e integra a equipa de menswear design desta marca do universo Sonae.
Merece ainda referência a participação, em desfile conjunto, dos vencedores do Concurso Novos Criadores PFN, promovido pela Selectiva Moda. Tratou-se de Darya Fesenko (Modatex) e de Maria João Cunha (ESAD), que tiveram assim a oportunidade de apresentarem as suas criações num grande evento de moda, perante os seus pares e públicos especializados da fileira. Uma nota também para o regresso à passerelle do Bloom do jovem designer Diogo Van Der Sandt, que havia participado no evento em 2020 enquanto um dos vencedores do Concurso Novos Criadores PFN.
Nesta edição do Bloom, tivemos então cinco escolas de moda (EMP, ESAD, Modatex, Cenatex e FAUL), nove designers nacionais (Darya Fesenko, Maria João Cunha, AHCOR, Diogo Van Der Sandt, Vítor Dias, Marcelo Almiscarado, Maria Carlos Baptista, Inês Manuel Baptista e HUARTE) e três criadores com o apoio CANEX (The Ladymaker, Abiola Olusola e Judy Sanderson). «Com tantos jovens designers e escolas, uma vez mais se comprova a importância que o Portugal Fashion atribui à descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda e o contributo que tem dado, ao longo dos últimos dez anos, para a renovação geracional da fileira», garantiu a diretora do evento, Mónica Neto.
Uma referência também para a exposição “Bloom Talents by Portugal Fashion”, que foi inaugurada às 12h00 do dia 18 de março, na Galeria NorteShopping, em Matosinhos. Esta mostra reúne criações dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion (agora Zeitreel) Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado, e do designer distinguido com a menção honrosa nesse mesmo certame, Victor Huarte, com a sua marca HUARTE.