Concurso Bloom é pela 1ª vez apoiado pela Sonae Fashion, empresa do grupo Sonae responsável pela área de retalho especializado no sector do vestuário
O 1.º dia de desfiles na Alfândega do Porto foi em boa medida dedicado aos jovens designers, que tiveram a oportunidade de mostrar as suas criações no Bloom, projeto com o qual o Portugal Fashion apoia e promove novos talentos da moda. Ao todo realizaram-se no passado dia 12 de Março, cinco desfiles Bloom, com as criações de 10 designers e marcas: Maria Meira, Unflower, Rita Sá, 09. Vírus, João Sousa, Carolina Sousa e ARIEIV (todos com experiência anterior no evento) e Ana Campos, Diogo Van der Sandt e Maria Gaudêncio, os três vencedores do Concurso Novos Criadores PFN (ação do projeto Portuguese Fashion News promovido pela Selectiva Moda). A orientação coube ao coordenador do projeto Bloom, o criador e professor de moda Paulo Cravo. . Todos estes desfiles foram à porta fechada devido à ameaça da propagação da Covid-19.
FINALISTAS VÃO SER CONHECIDOS NA 47ª EDIÇÃO DO PORTUGAL FASHION
Devido ao agravar da situação epidémica, o Portugal Fashion em consonância com a Direção-Geral de Saúde decidiu cancelar o evento dado o risco de potencial contágio da Covid-19. Assim, os dois vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, competição disputada por jovens designers de moda, só serão conhecidos na 47.ª edição do Portugal Fashion. A decisão do júri será nessa altura revelada após o desfile com os oito candidatos finalistas.
Pela 1.ª vez com o apoio da Sonae Fashion, o Concurso Bloom é uma competição aberta a jovens designers de moda, tendo em vista a sua formação profissional, a sua promoção pública e a sua integração no mercado de trabalho. Aos oito finalistas do concurso é dada a oportunidade de apresentarem criações suas no Portugal Fashion, como acontecerá na 47.ª edição do evento. Já os dois vencedores irão receber, cada um, 4.000 euros para desenvolverem coleções para as próximas estações primavera/verão e outono/inverno. Os vencedores do Concurso Bloom vão ainda realizar um estágio remunerado de nove meses (no valor global aproximado de 6 mil euros) nas marcas do portefólio da Sonae Fashion (Salsa, Zippy, MO e Losan) e podem apresentar à incubadora da empresa, o Fashion Lab, um projeto de lançamento de uma nova marca. A Sonae Fashion irá atribuir também uma menção honrosa, com um prémio pecuniário de 1.000 euros, ao melhor coordenado. Além disso, uma das marcas da Sonae Fashion poderá adaptar e comercializar esse mesmo coordenado vencedor.
“É, sem dúvida, uma experiência formativa e profissional bastante enriquecedora para os jovens finalistas. O Concurso Bloom dá-lhes acesso a um grande evento de moda, onde não só ganham visibilidade pública como ficam a conhecer toda a dinâmica dos bastidores e da produção de desfiles”, salienta a project leader do Portugal Fashion, Mónica Neto. “A experiência é ainda mais enriquecedora para os vencedores, a quem são atribuídos recursos para desenvolverem novas coleções e poderem apresentá-las em desfile em próximas edições do Portugal Fashion”, diz ainda a mesma responsável.
“Mas o Concurso Bloom não é só um instrumento de descoberta de novos talentos, o que já seria extraordinário. Graças ao apoio da Sonae Fashion, o certame é também uma via para a integração profissional de jovens designers. A parceria do Portugal Fashion com a Sonae Fashion facilita o acesso dos criadores concorrentes ao mercado de trabalho, através das marcas de retalho que grupo Sonae tem no sector nacional do vestuário”, acrescenta Mónica Neto.
Importa referir que, em Outubro próximo e durante o desfile do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, os oito finalistas vão ser sujeitos à apreciação de um júri presidido pelo empresário Manuel Serrão e que é ainda composto pelos criadores Marques’Almeida (designer/marca internacional), Pedro Pedro (designer moda feminina) e Hugo Costa (designer moda masculina), pelo fashion stylist Fernando Bastos, pela coordenadora de moda do Portugal Fashion, Isabel Branco, e pelo chief product officer da Salsa, em representação da Sonae Fashion, You Nguyen.
Deve acrescentar-se ainda que, no âmbito do concurso, os designers concorrentes são acompanhados e orientados pela equipa de coordenação do Bloom. Este apoio é válido quer para o desenvolvimento das coleções, quer para a organização dos desfiles. Além disso, a ANJE garante acompanhamento jurídico e business mentoring para início da atividade comercial/empresarial e registo da marca.