A coleção Pé de Chumbo para o inverno 22/23 tornou-se num protesto contra a guerra na Ucrânia, apesar de não ter nascido com esse propósito. A criadora da marca, Alexandra Oliveira, já tinha a coleção pronta quando a guerra começou, mas decidiu “transformá-la e adaptá-la”.
«Queria fazer um protesto contra a guerra, contra isto tudo que está a acontecer (…) Uma manifestação de apoio a um povo que sofre e que sentimos através de imagens que nos apertam o coração.», comentou a designer.
Para dar mais visibilidade a esta intenção, a Pé de Chumbo fez uma parceria com o artista italiano Fiumani, que desenhou várias t-shirts para completar alguns coordenados. As t-shirts ficaram disponíveis para venda logo após o desfile em algumas lojas físicas que comercializam os produtos Pé de Chumbo, e também na rede social Instagram. Os lucros das vendas reverterão a 100% para a Cruz Vermelha, em apoio às vítimas do conflito que assola o território ucraniano.
A 50ª edição do Portugal Fashion aconteceu quase sem restrições impostas pela pandemia, mas sem esquecer o que se passa no leste da Europa.
«Por um lado, há um regresso à normalidade e pudemos ter mais público, com o alívio de restrições; por outro, temos uma guerra a acontecer e, portanto, o que fizemos foi focar-nos mais no profissional, pois não é um momento de festa», afirmou a diretora do projeto, Mónica Neto.
Para pre–order das t-shirts Pé de Chumbo x Fiumani, contactar ines@pedechumbo.pt.