1. O Portugal Fashion encontra-se a trabalhar com as autoridades de saúde no sentido de evitar a disseminação do COVID-19, durante o evento.
2. Como os seus desfiles reúnem habitualmente várias centenas de pessoas no mesmo espaço e ao mesmo tempo, o Portugal Fashion vai seguir escrupulosamente as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que respeita à organização de eventos públicos ou de massas. Para tanto, está a preparar um plano de contingência que, conforme recomenda a DGS, contempla o diagnóstico e o encaminhamento de casos suspeitos de COVID-19 durante o evento, em articulação com os serviços de saúde local e de saúde pública.
3. O Portugal Fashion compromete-se a assegurar a existência de equipamentos e / ou instalações adequadas para a adoção de boas práticas de higiene, a limpar regularmente as superfícies potencialmente infetáveis, a reforçar as recomendações sobre higienização das mãos e de etiqueta respiratória, a garantir um stock de máscaras cirúrgicas para o eventual aparecimento de pessoas com febre ou sintomas respiratórios, entre outras medidas preventivas. Tudo isto em estreita articulação com as autoridades de saúde.
4. Vamos também recomendar aos nossos convidados e ao staff técnico do Portugal Fashion para não comparecerem no evento se estiverem doentes ou tiverem estado em contacto com casos confirmados de COVID-19 ou, ainda, numa área com transmissão comunitária ativa nos 14 dias anteriores à data dos desfiles.
5. Para minimizar o potencial de propagação do COVID-19 num evento que concentra pessoas de vários pontos do mundo (quer na assistência, quer entre o staff técnico), o Portugal Fashion decidiu, em acordo total com a Camera Nazionale della Moda Italiana, tomar já um conjunto de medidas preventivas. Lamentamos, por isso, informar que o desfile do italiano Gilberto Calzolari foi cancelado, uma vez que este jovem criador e a sua equipa de produção são oriundos de uma área com transmissão comunitária ativa do COVID-19, estando prevista a realização do desfile na próxima edição na 47ª edição do Portugal Fashion, em outubro de 2020.
6. O Portugal Fashion não prevê tomar mais medidas que condicionem a regular funcionamento do evento. Mas, em caso de agravamento do número de infetados pelo COVID-19 em Portugal e se as autoridades de saúde assim o recomendarem, o Portugal Fashion pondera restringir o acesso aos desfiles ou mesmo decidir pela sua realização à porta fechada, assegurando a respetiva transmissão on-line.
Portugal Fashion
LIVE STREAMING