Criada na Tunísia e em Paris, Anissa Meddeb mudou-se para Nova York para estudar design de moda na Parsons, a New School, onde se formou em belas artes com foco em moda feminina. Durante os seus estudos, fez um programa de intercâmbio na Central Saint Martins em Londres. A sua coleção de teses sénior foi patrocinada e orientada por Jason Wu (dezembro de 2014) e nomeada para o Hugo Boss Senior Collection Prize (janeiro de 2015).
A sua experiência profissional passa por designers de prestígio, como
A.P.C. em Paris, Marc Jacobs, ThreeAsfour e Outdoor Voices em Nova York.
Em 2016, Anissa lançou sua marca Anissa Aida ..., Aïda sendo uma homenagem à sua irmã mais velha falecida em 2010. A marca é uma mistura e combinação de inspirações da Tunísia e do Japão, culturas ricas em herança e artesanato tradicional.
Os looks de Meddeb invocam silhuetas árabes clássicas com um toque arquitetónico. Apelidada de “one to watch” pelo Fashion Scout London, as suas colecções foram apresentadas em semanas de moda em Paris, Londres, Berlim e Harbin, China. Em 2018, Anissa foi selecionada para o Design Entrepreneur Program no Fashion Institute of Technology de Nova York, e ganhou o Open My Med Prize da Maison Mode Méditerranée em Marselha, França. Recentemente, a designer foi selecionada para representar a Tunísia na exposição «Bonne Arrivée» do prestigioso Musée des Arts Décoratifs de Paris, que terá lugar em Setembro de 2021, no âmbito dos eventos África 2020 liderados pelo presidente francês Emmanuel Macron.
Anissa Aida tem stocks em Túnis, Paris, Londres, Berlim, Nova York e São Francisco.
ANISSA AIDA é uma marca Slow Fashion pronta para vestir que produz edições limitadas de peças intemporais e chiques sem esforço. A sua estética é minimalista mediterrânica. Os cortes e silhuetas combinamos inspirações da cultura tunisiana da estilista, bem como referências japonesas. A marca oferece um toque moderno em roupas ancestrais, como o quimono e o cafetã. As coleções reúnem-se sempre entre o Oriente e o Ocidente, as tradições e a modernidade.
A missão da designer é preservar o património cultural reinterpretando os saberes ancestrais locais. Para isso, a ANISSA AIDA tem colaborado com artesãos para tecer à mão tecidos de seda exclusivos que se tornaram elementos emblemáticos da linha. A designer também trabalha com um atelier de couro que confeciona artesanalmente os seus acessórios.
A paleta de cores das aldeias mediterrânicas inspira a cor azul, recorrente em todas as coleções.
Através de designs únicos, mas usáveis, Anissa Aida oferece um curativo minimalista de peças versáteis para mulheres ativas culturalmente sensíveis. A ideia é que eles possam usar essas peças para todos os aspetos das suas vidas, desde ocasiões formais até ocasiões de trabalho e cool casual.
Consciente do impacto que a indústria da moda tem no meio ambiente, Anissa Aida valoriza o abastecimento sustentável, a colaboração com os artesãos e as práticas éticas de emprego para a produção.