20/12/2021

CALL FOR APPLICATIONS: 2ª EDIÇÃO DO CANEX PRESENTS AFRICA @ PORTUGAL FASHION

Creative Africa Nexus e Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal (ANJE) – Abertas as candidaturas para a segunda edição do CANEX PRESENTS AFRICA @ PORTUGAL FASHION   CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion fornece uma plataforma para o desenvolvimento de criadores de moda emergentes, apoiando a transferência de competências através de mentoria de especialistas […]

Creative Africa Nexus e Associação Nacional de Jovens Empresários de Portugal (ANJE) – Abertas as candidaturas para a segunda edição do CANEX PRESENTS AFRICA @ PORTUGAL FASHION

 

CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion fornece uma plataforma para o desenvolvimento de criadores de moda emergentes, apoiando a transferência de competências através de mentoria de especialistas da indústria, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades de acesso ao mercado, para impulsionar a produção, vendas e distribuição.  O programa visa equipar os participantes com as competências que lhes permitirão criar empresas financeiramente sustentáveis com potencial para escalar, bem como fornecer apoio com estratégias de colocação no mercado e de internacionalização.

O programa tem um formato misto, misturando eventos físicos com elementos digitais para permitir ligações e parcerias. Foi concebido para apoiar uma geração de entrada de talentos de nível médio, através de uma abordagem personalizada, para a atualização de competências e apoiar individualmente o desenvolvimento e reconhecimento de talentos.

A edição inaugural teve lugar de 12 a 16 de Outubro de 2021. Vinte designers africanos do continente e da diáspora participaram nesta edição pioneira, onde puderam mostrar as suas coleções Primavera/Verão ’22 na pista, bem como numa plataforma de exposição concebida para facilitar as ligações entre os designers e os intervenientes da indústria, incluindo a imprensa, investidores, fabricantes e compradores. Para além das plataformas de exposição, o programa incluiu também sessões de mentoria e de trabalho em rede entre os designers e os principais especialistas internacionais da indústria.

2022 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS DESIGNERS

Edição de março

Target: 20 Designers

Data do evento: 16-19 março 2022, finalistas a ser anunciados a 25 de janeiro 2022

Local: Porto, Portugal

Prazo para candidatura: 10 janeiro 2022

 

Edição de outubro

Target: 20 Designers

Data: 11 – 15 outubro 2022, finalistas a ser anunciados a 30 de abril de 2022

Local: Porto, Portugal

Prazo de candidatura: 1 março 2022

 

CRITÉRIOS DE ELIGIBILIDADE

  • Os candidatos devem estar sediados em África ou na Diáspora (incluindo as Caraíbas).
  • Os designers devem ter desenvolvido um estilo de assinatura forte e capaz de competir a um nível internacional.
  • A empresa de desenhadores deve estar registada, bem estabelecida e estar em actividade há um mínimo de 4 anos.
  • Este programa está aberto a designers de roupa masculina, roupa feminina, acessórios, jóias e calçado.

 

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

As candidaturas serão analisadas à luz dos seguintes critérios:

  • Mérito criativo – as candidaturas necessitam de demonstrar uma estética coerente e forte.
  • Originalidade – uma nova abordagem africana ao design e sustentabilidade
  • Perspicácia comercial, escalabilidade, e inovação.
  • Prontidão para estabelecer a marca a um mercado global.
  • Comprovação dos canais de venda directa ao consumidor.
  • Compromisso claro com a sustentabilidade.
  • Forte visão para o futuro da sua marca com objectivos comerciais claramente definidos.
  • Qualidade global da aplicação.

Os designers selecionados enquadrar-se-ão numa das três categorias: Passerelle Principal, Passerelle Bloom e exposição Brand Up, como abaixo indicado:

 

DESIGNERS PASSERELLE PRINCIPAL (5 SLOTS)

A passarela principal da Portugal Fashion Week é uma plataforma internacional aberta a estilistas e marcas que tenham produzido pelo menos cinco coleções de moda feminina, masculina ou unisexo. O projeto está aberto a designers e marcas convidados, que, para além dos critérios gerais, satisfaçam os seguintes requisitos:

  • Stalwart da indústria com pelo menos 5 anos no sector.
  • Compreensão clara do negócio da moda e da sua cadeia de valor.
  • Abordagem inovadora aos desafios na confeção de vestuário no continente.
  • Prontidão para expandir a sua capacidade de fabrico e abastecer os mercados globais.

DESIGNERS PASERELLE BLOOM (3 SLOTS)

BLOOM Portugal Fashion é uma plataforma para jovens estilistas e está aberta a estilistas com menos de 35 anos, aqueles que tenham produzido pelo menos duas colecções de moda feminina, masculina ou unissexo e que, para além dos critérios gerais, satisfaçam os seguintes:

  • Penetraram recentemente no mercado (menos de 4 anos na indústria).
  • Coerência e consistência na concepção e fabrico.
  • Compromisso com o design independente, adoptando e/ou utilizando artesanato tradicional e métodos sustentáveis de design.
  • Produtos apropriados, adequados e comercialmente viáveis.
  • Demonstrar o potencial de crescimento e escala.

EXPOSIÇÃO BRAND -UP  (12 SLOTS)

Para além dos designers da passerelle, o espaço de exposição BRAND-UP estará aberto a designers de artigos de couro, acessórios, e marcas de jóias.

 

PROCESSO DE SUBMISSÕES E CANDIDATURAS

A Candidatura deve ser submetida ao painem de revisão em formato eletrónico.

As candidaturas eletrónicas devem ser submetidas em: pf@creativeafricanexus.com com o ASSUNTO: “PRIMEIRO e ÚLTIMO NOME, CANEX 2022 Application.”

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

  • As candidaturas serão revistas e pré-selecionadas por um painel de juízes independente.
  • O painel de juízes inclui líderes-chave internacionais da indústria académica, design, finanças, manufactura, meios de comunicação e digital.
  • O processo de seleção das candidaturas ao Programa “CANEX Presents Africa @Portugal Fashion” será levado a cabo em duas fases:

 

FASE 1

Submissão de um formulário aqui: https://forms.office.com/r/xJGCkSJtwC para pf@creativeafricanexus.com, com os seguintes anexos em INGLÊS (uploaded) :

  • Informação sobre a empresa.
  • Breve declaração de como o candidato está a contribuir para o ecossistema da indústria da moda africana.
  • Um look-book em PDF das duas últimas colecções.
  • Um ficheiro PDF do último livro de imprensa.
  • Informação financeira (vendas e volume de negócios).
  • Visão para o desenvolvimento do negócio ao longo dos próximos 2 anos.

*Não devem ser submetidos documentos que não forem pedidos.

Questões relacionadas com as candidaturas também podem ser submetidas aqui: pf@creativeafricanexus.com

 

FASE 2

Uma vez que a seleção da coorte tenha sido oficialmente comunicada, os designers serão convidados a assinar um acordo que estipula as condições de participação. Seguir-se-á um pacote de informação introdutório de desenhadores que incluirá os prazos, a preparação e as expectativas que conduzirão aos eventos de março e outubro de 2022.

 

About Afreximbank

African Export-Import Bank (Afreximbank) é uma instituição financeira multilateral pan-africana mandatada para financiar e promover o comércio intra e extra-africano. O Afreximbank implementa estruturas inovadoras para fornecer soluções de financiamento que apoiam a transformação da estrutura do comércio africano, acelerando a industrialização e o comércio intra-regional, impulsionando assim a expansão económica em África. O Banco tem uma rica história de intervenção no apoio aos países africanos em tempos de crise. Através do Mecanismo de Mitigação do Impacto Comercial Pandémico (PATIMFA) lançado em Abril de 2020, o Afreximbank desembolsou mais de 6,5 mil milhões de dólares em 2020 para ajudar os países membros a gerir o impacto adverso dos choques financeiros, económicos e de saúde causados pela pandemia COVID-19. Apoiante firme do Acordo de Comércio Livre Continental Africano (AfCFTA), o Afreximbank concluiu o desenvolvimento de um Sistema Pan-Africano de Pagamento e Liquidação (PAPSS) que foi adoptado pela União Africana (UA) como a plataforma de pagamento e liquidação para apoiar a implementação do AfCFTA. O Afreximbank está a trabalhar com a UA e o Secretariado da AfCFTA para desenvolver um Mecanismo de Ajustamento para apoiar os países a participarem efectivamente na AfCFTA. No final de 2020, o total de activos e garantias do Banco ascendia a 21,5 mil milhões de dólares, e os seus fundos accionistas ascendiam a 3,4 mil milhões de dólares. O Afreximbank desembolsou mais de 42 mil milhões de dólares entre 2016 e 2020. O Banco tem ratings atribuídos pelo GCR (escala internacional) (A-), Moody’s (Baa1) e Fitch (BBB-). O Banco tem a sua sede no Cairo, Egipto.

 

 

EN