O Concurso BLOOM Powered by Zeitreel Sonae, competição do Portugal Fashion destinada a jovens designers finalistas ou recém-formados dos cursos de moda portugueses, está aberto a novas candidaturas até 15 de julho deste ano. A iniciativa continua a beneficiar do apoio da unidade de moda do grupo que antes se designava por Sonae Fashion.
O concurso mantém essencialmente as mesmas regras e prémios, sendo de destacar, entre as novidades, a possibilidade dada ao vencedor de frequentar a pós-graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School e de beneficiar de seis meses de assessoria de imprensa e serviço de showroom pela agência de comunicação SHOWPRESS – Press and PR Office.
O Concurso BLOOM powered by Zeitreel é uma competição aberta a jovens designers residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, que sejam finalistas de escolas de moda ou que já tenham terminado os seus cursos, mas estejam ainda a iniciar as suas carreiras. Com estas premissas, o concurso tem em vista a formação especializada, a integração profissional e a promoção pública de jovens talentos da moda.
Na 1ª fase do concurso são selecionados 12 projetos pelo júri constituído por profissionais ligados a diversas áreas da moda. Depois, numa 2.ª fase, os autores dos projetos têm de produzir um coordenado para nova apreciação do júri, que irá assim apurar os oito finalistas do concurso. Finalistas esses que, na 3.ª fase do concurso, vão apresentar os seus trabalhos num desfile coletivo integrado no calendário da plataforma BLOOM da 51.ª edição do Portugal Fashion, em outubro de 2022.
Vencedor recebe 3.000 € para desenvolver coleções
Da shortlist de oito finalistas, e mediante a qualidade apresentada no desfile mas também no trabalho de bastidores, sairá o(a) vencedor(a) do concurso, sendo ainda atribuída uma menção honrosa. O concorrente vencedor recebe 3.000 euros para desenvolver duas coleções (1.500 euros cada): uma de outono/inverno e outra de primavera/verão. Coleções essas que serão apresentadas em março e outubro de 2023, na passerelle BLOOM do Portugal Fashion, com apoio técnico do evento e acompanhamento e orientação pelo coordenador da plataforma.
O vencedor do Concurso Bloom vai ainda poder realizar um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel (no valor global aproximado de 7 mil euros), com possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO). A esta formação acrescente-se a já referida pós-graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School, mediante requisitos de pré-inscrição e abertura do curso.
A menção honrosa corresponde a um prémio pecuniário de 1.500 euros para desenvolvimento de duas coleções, outono/inverno e primavera/verão, a apresentar também em março e outubro de 2023, na passerelle BLOOM do Portugal Fashion, com apoio técnico do evento. O concorrente distinguido com a menção honrosa vai igualmente beneficiar de um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel, com possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO). «A Zeitreel Sonae é um dos principais players na indústria da moda portuguesa, pelo que o apoio ao Bloom é, inequivocamente, uma aposta no futuro, no talento e na formação. É, também, um projeto desafiante: quer para os jovens designers, que têm acesso privilegiado à realidade das nossas marcas – Salsa Jeans, Zippy e Mo –, quer para nós, que assumimos o compromisso de os fazer crescer dentro do mercado», afirma o CEO da Zeitreel Sonae, Luís Reis.
De referir que ambos os vencedores vão contar com sessões de business mentoring e serviços de apoio jurídico e informativo por parte da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade organizadora do Portugal Fashion. Este apoio aos vencedores tem em vista facilitar o início da respetiva atividade comercial/empresarial na fileira moda, designadamente a conclusão do processo de registo de marcas.
«É, sem dúvida, uma experiência formativa e profissional bastante enriquecedora para os jovens finalistas. O Concurso BLOOM dá-lhes acesso a um grande evento de moda, onde não só ganham visibilidade pública como ficam a conhecer toda a dinâmica dos bastidores e da produção de desfiles», salienta a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto. «A experiência é ainda mais enriquecedora para os vencedores, a quem são atribuídos recursos para desenvolverem novas coleções e poderem apresentá-las em desfile em próximas edições do Portugal Fashion», acrescenta a mesma responsável.
«Mas o Concurso BLOOM não é só um instrumento de descoberta de novos talentos, o que já seria extraordinário. Graças ao apoio da Zeitreel, o certame é também uma via para a integração profissional de jovens designers. A parceria do Portugal Fashion com a Zeitreel facilita o acesso dos criadores concorrentes ao mercado de trabalho, através das marcas de retalho que grupo Sonae tem no setor nacional do vestuário», sublinha ainda Mónica Neto.
MAIS INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS AQUI
O Concurso Bloom, organizado pelo Portugal Fashion, é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.