29/10/2019

JOVENS DESIGNERS PORTUGUESES PARTILHAM PASSERELLE COM NOVOS TALENTOS DA MODA ITALIANA

Pela primeira vez em quase 20 edições, o espaço Bloom – dedicado a novos talentos – integrou um desfile de jovens designers internacionais. Tratou-se dos sete finalistas da Milano Moda Graduate SS20, iniciativa da Camera Nazionale della Moda Italiana para conferir visibilidade ao trabalho e talento dos melhores alunos das escolas de moda de Itália. […]

Pela primeira vez em quase 20 edições, o espaço Bloom – dedicado a novos talentos – integrou um desfile de jovens designers internacionais. Tratou-se dos sete finalistas da Milano Moda Graduate SS20, iniciativa da Camera Nazionale della Moda Italiana para conferir visibilidade ao trabalho e talento dos melhores alunos das escolas de moda de Itália. O 19.º Bloom incluiu ainda um desfile com estudantes de seis escolas de moda portuguesas, o desfile coletivo Bloom Upload (designers em fase inicial dos seus percursos) e ainda os desfiles de Unflower (em estreia no evento), Maria Meira e Rita Sá.

A participação no Bloom dos finalistas da Milano Moda Graduate SS20 (Alessia Scasserra, Enrico Vettorazzo, Eleonora Giussani, Ottavia Molinari, Chiara de Nigris, Pietro Fadda e Francesco Murano) resultou de uma parceria entre o Portugal Fashion e a Camera Nazionale della Moda Italiana para o intercâmbio de jovens talentos europeus, tendo em vista a sua promoção internacional.

“É muito importante esta parceria com a Camera Nazionale della Moda Italiana para a internacionalização do Portugal Fashion. Com o apoio desta associação italiana, podemos levar criadores e marcas portugueses a mais eventos internacionais, para além de estarmos a reforçar a dimensão internacional do nosso calendário nacional, a potenciar o networking dos nossos jovens designers e a atrair talento para a nossa fileira moda”, considera a project leader do Portugal Fashion, Mónica Neto.

O 1.º dia de desfiles na Alfândega do Porto foi quase integralmente dedicado aos jovens designers do Bloom, projeto com o qual o Portugal Fashion apoia e promove novos talentos da moda. Sob coordenação e produção do criador Paulo Cravo, a 19.ª edição do Bloom arranca com o desfile coletivo de estudantes de moda. Desta feita,estiveram representadas seis escolas de moda portuguesas: CENATEX (Guimarães), Escola de Moda do Porto, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (curso de Design de Moda).

Seguiu-se o desfile coletivo Bloom Upload, plataforma experimental destinada a designers que ainda se encontram numa fase inicial dos seus percursos. As criações de Carolina Sobral, ARIEIV (by José Pinto), João Sousa e 0.9 Vírus (by Filipe Ferreira) foram apresentadas num formato de cápsulas com cinco coordenados. Todos estes jovens designers participaram nos mesmos moldes na anterior edição do Bloom, em março, durante o 44.º Portugal Fashion. Há, pois, todo um trabalho de amadurecimento técnico e estético que está a ser realizado com estes novos criadores, para que possam em breve transitar para outros estádios do Bloom e, depois disso, para a passerelle principal.

Depois dos jovens designers italianos, a marca Unflower (das designers Joana Braga e Ana Sousa) e Maria Meira partilharam a passerelle do Bloom, cabendo a Rita Sá, com um desfile individual, encerrar a plataforma do Portugal Fashion dedicada aos novos talentos da moda.

Rita Sá é uma promessa da moda portuguesa. Nascida a 7 de julho de 1996, concluiu, em 2017, a licenciatura em Design de Moda na ESAD, em Matosinhos. Nesse mesmo ano, conquistou o 2.º lugar nos concursos Jovens Criadores PFN e Jovens Criadores i9Jovem. Foi finalista do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, também em 2017, tendo sido distinguida com uma menção honrosa. Consequentemente, ganhou a possibilidade de participar no evento (espaço Sangue Novo), sendo novamente reconhecida com uma menção honrosa.

Rita Sá foi igualmente distinguida com o prémio FASHIONCLASH, o que lhe permitiu apresentar a sua coleção no festival homónimo, em Maastricht, na Holanda, em junho de 2018. Em Maastricht, por seu turno, conquistou o prémio Vancouver Fashion Week, ficando assim selecionada para participar nessa mesma semana da moda, no Canadá. Foi também finalista do concurso REBELPIN – Fashion Awards by ACTE, que decorreu em Berlim, Alemanha, em julho de 2018.

Mais de 50 designers apoiados pelo Bloom

O projeto Bloom foi criado pelo Portugal Fashion em outubro de 2010, na 27.ª edição do evento, com o intuito de apoiar, divulgar e valorizar (nacional e internacionalmente) jovens criadores portugueses.

Desde essa edição em 2010, o projeto Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a 58 jovens criadores e marcas. A saber, 0.9 Vírus (by Filipe Ferreira), Alexandre Marrafeiro, Align With Kay (by Catarina Santos), Amorphous (by Carla Alves), Ana Segurado, Andreia Lexim, ARIEIV, Atelier Ctrl, Autopsy (by Jordann Santos), Beatriz Bettencourt, Carla Pontes, Carlos Couto, Carolina Sobral, Catarina Santos, Celsus, Cláudia Garrido, Daniela Barros, Daniela Pereira, David Catalán, Diana Matias, Eduardo Amorim, Elionai Campos, Estelita Mendonça, Gonçalo Páscoa, HIBU (by Marta Gonçalves e Gonçalo Páscoa), Hugo Costa, Inês Marques, Inês Torcato, Iúri, Joana Braga, Joana Ferreira, João Melo Costa, João Rôla, João Sousa, K L A R (by Alexandre Marrafeiro, Andreia Oliveira e Tiago Carneiro), Luís Sandão, Mafalda Fonseca, Margarida Gentil, Mara Flora, Maria Martins, Maria Meira, Maria Kobrock, Mariana Almeida, Nycole (by Tânia Nicole), Olimpia Davide, O Simone, Pedro Jorge, Pedro Neto, Pedro Pinto, Pilar Pastor, Pritt Franco, Rita Gilman, Rita Sá, Sara Maia, Stefano Ficetola, Susana Bettencourt, Teresa Abrunhosa e UNT.

A descoberta de jovens designers faz-se desde logo no Concurso Bloom, cujos finalistas apresentam individualmente os seus coordenados num desfile no próprio Portugal Fashion e submetem-se, assim, à avaliação de um júri constituído por especialistas de moda. São então distinguidos dois jovens criadores, que ganham a possibilidade de participar nas duas edições seguintes do Portugal Fashion. Por tudo isto, o Concurso Bloom é não só uma experiência enriquecedora para os jovens designers como permite ao Portugal Fashion descobrir e promover novos talentos da moda.

Alguns jovens criadores do Bloom têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga, Roma ou Madrid, por exemplo.

Carla Pontes, David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato, Nycole e Susana Bettencourt são exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no projeto Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion, como se verifica, de resto, nesta edição. Têm, inclusivamente, participado em vários eventos de moda internacionais com o endorsement do Portugal Fashion.

Dentro deste grupo de criadores emergentes, Hugo Costa é um verdeiro case study. O jovem designer estreou-se na Semana da Moda Masculina de Paris em junho de 2016 e conta já com sete participações consecutivas na fashion week da cidade-luz. E sempre com o apoio do Portugal Fashion.
PT