Neste regresso à normalidade, a passerelle Bloom volta a assumir grande protagonismo no programa do Portugal Fashion. No 1.º dia de desfiles, 13 de outubro, vai ser possível conhecer o trabalho de sete marcas e designers que estão a emergir na moda portuguesa. ARIEIV, AHCOR, Huarte, Marcelo Almiscarado, Maria Carlos Baptista, Rita Ibs e Vítor Dias são os nomes que representam, nesta edição, o apoio do Portugal Fashion às novas gerações de criadores.
O primeiro jovem designer a apresentar as suas propostas é Vítor Dias, vencedor da 1.ª edição do Concurso de Ecodesign Bloom Portugal Fashion by Famalicão Cidade Têxtil. Como o nome indica, tratou-se de uma competição que premiou novos criadores cujo trabalho revelou especial sensibilidade ambiental e preocupações sustentáveis. O concurso foi organizado pelo Portugal Fashion em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, contando ainda com o apoio do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal. O prémio final era, justamente, a possibilidade de participação no 49.º Portugal Fashion, no quadro do projeto Bloom.
Mais tarde, tem lugar o desfile coletivo Bloom Upload, plataforma que reúne designers numa fase muito inicial dos seus percursos. Desta feita, vão ser revelados os trabalhos de AHCOR, Huarte e Rita Ibs.
Seguem-se os desfiles dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado. Com o apoio da Sonae Fashion, o Concurso Bloom é uma competição aberta a jovens designers de moda, tendo em vista a sua formação profissional, promoção pública e integração no mercado de trabalho.
Aos oito finalistas do concurso é dada a oportunidade de apresentarem criações suas no Portugal Fashion, o que aconteceu na 47.º edição do evento. Já os dois vencedores receberam, cada um, 4.000 euros para desenvolverem coleções para as estações outono/inverno e primavera/verão e apresentarem-nas nas 48 e 49.ªs edições do Portugal Fashion, em março/abril e outubro de 2021.
O último desfile Bloom vai estar a cargo da marca ARIEIV, criada pelo designer José Pinto em 2017.
MAIS DE 10 ANOS DE BLOOM
O Portugal Fashion tem já um longo historial de concursos dirigidos a jovens criadores, desde o Programa Aliança, lançado em 2004. Aliás, a descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda é um dos grandes objetivos do Portugal Fashion, que em outubro de 2010, na sua 27.ª edição, criou, para o efeito, o projeto Bloom. Desde então, o Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a cerca 100 jovens criadores e marcas e perto de 200 estudantes de nove escolas de moda.
Alguns bloomers têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga, Roma ou Madrid, por exemplo.
De resto, não faltam exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion. São os casos de David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato e Susana Bettencourt, aos quais se somam, pela primeira vez nesta 49.ª edição, a marca Unflower e a jovem designer Carolina Sobral.