17/10/2020

MARQUES’ALMEIDA APRESENTA NOVA COLEÇÃO SS21 NO WOW

Depois de uma participação digital na London Fashion Week, é na praça exterior do WOW que a dupla apresenta ao mundo a coleção para o próximo verão. É no recém-inaugurado WOW – World of Wine, inovador espaço cultural e museológico na zona histórica de Vila Nova de Gaia, junto ao Douro, que a marca Marques’Almeida vai […]

Depois de uma participação digital na London Fashion Week, é na praça exterior do WOW que a dupla apresenta ao mundo a coleção para o próximo verão.

É no recém-inaugurado WOW – World of Wine, inovador espaço cultural e museológico na zona histórica de Vila Nova de Gaia, junto ao Douro, que a marca Marques’Almeida vai apresentar as suas propostas para a estação quente de 2021, em mais um desfile off location do 47.º Portugal Fashion.

Este sábado, dia 17 de outubro, logo pelas 11h00, as M’A girls vão dar a conhecer as novas criações de streetwear da dupla nacional que se fez ao mundo a partir de Londres, Marta Marques e Paulo Almeida. Os designers participaram na London Fashion Week, em setembro, com o apoio do Portugal Fashion, de forma digital, apresentando ao mundo um manifesto de sustentabilidade.

Apresentada de forma inédita em Portugal, a coleção que vai desfilar tendo o Porto como background é a primeira lançada ao abrigo dos princípios de sustentabilidade anunciados pela marca.

“Quem és tu?”, “O que é importante para ti?” são as questões levantadas neste manifesto pela responsabilidade social e ambiental que pretende “levar a sério a vulnerabilidade e a fragilidade de cada um” para posteriormente “apoiar, nutrir, honrar e empoderar” toda uma comunidade. Assente neste mote, a dupla assume-se como um “motor de mudança”, por forma a “fazer a diferença consciente no universo da moda”.

O Manifesto M’A integra ainda outras iniciativas de ativismo da dupla de designers portuguesa, como a criação da Fundação M’A para capacitação de projetos e investimentos de responsabilidade social e ambiental.

Alunos da escola de moda CITEX, no Porto, Marta Marques e Paulo Almeida tornaram-se casal e dupla criativa e os seus apelidos deram origem à marca homónima. Em 2009 instalaram-se em Londres, onde concluíram o mestrado em Moda na Central Saint Martins, escola de Artes e Design que formou Alexander McQueen, Phoebe Philo ou Stella McCartney.

Com atelier na capital inglesa, a dupla participa, desde 2010, na London Fashion Week com a sua linha de roupa e acessórios femininos Marques’Almeida. Absolutamente portuguesa, a marca caracteriza-se pela irreverência e informalidade, avultando nas suas coleções as t-shirts garridas, o denim, as peças desconstruídas e sobredimensionadas, os folhos…. Ora foi este look M’A girls que atraiu não só a indústria da moda mas também celebridades do showbiz, como Rihanna, FKA Twigs, Beyoncé, Solange ou Sarah Jessica Parker.

Com vários prémios internacionais no currículo, a Marques’Almeida é hoje comercializada em cerca de 100 pontos de venda e está presente em plataformas e-commerce de referência, como a Net a Porter, a Yoox, a Farfetch, a MatchesFashion ou a Selfridges.

A ligação da Marques’Almeida ao Portugal Fashion remonta a 2018, ano em que a marca se estreou na 43.ª edição nacional do evento, em outubro. Mas um pouco antes, em setembro, a dupla já havia participado na Paris Fashion Week com o apoio do Portugal Fashion.

24 desfiles entre 15 e 17 de outubro

Vinte e quatro desfiles/apresentações, 17 criadores e marcas de vestuário, seis marcas de calçado e sete projetos de jovens designers. Estes são os números do 47.º Portugal Fashion, que se realiza entre 15 e 17 de outubro e tem como mote “25 Years Protecting Talent”, uma referência ao 25.º aniversário do evento que se celebra este ano.

Depois da sua última edição, em março, ter sido interrompida devido ao agravamento da pandemia, o Portugal Fashion regressa com um calendário onde pontuam muitos criadores consagrados (Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Hugo Costa, Júlio Torcato, Luís Onofre, Maria Gambina, Miguel Vieira, Katty Xiomara…), marcas credenciadas (Concreto, Sanjo, Fly London…), jovens designers do Bloom e duas duplas criativas, a Ernest W. Baker (em estreia no evento) e a Marques’Almeida.

O centro nevrálgico do evento volta a ser a Alfândega do Porto, tirando partido não apenas da dimensão e versatilidade das suas salas mas também da aprazibilidade dos seus espaços exteriores (cais, parque de estacionamento e lounge).

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PT