25/04/2021

MUITO TALENTO JOVEM PARA VER NO SOFÁ

O 2.º take do 48.º Portugal Fashion outono-inverno 2021-22 integrou na sua programação digital dois desfiles coletivos e três desfiles individuais no âmbito do projeto Bloom, dedicado à promoção e apoio a novos talentos da moda portuguesa. Nesta sofa edition, foram ainda exibidos os vídeos dos desfiles dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae […]

O 2.º take do 48.º Portugal Fashion outono-inverno 2021-22 integrou na sua programação digital dois desfiles coletivos e três desfiles individuais no âmbito do projeto Bloom, dedicado à promoção e apoio a novos talentos da moda portuguesa. Nesta sofa edition, foram ainda exibidos os vídeos dos desfiles dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado. Como habitualmente, os desfiles dos jovens criadores foram coordenados pelo designer e professor de moda Paulo Cravo.
A emissão digital da 2.ª parte do 48.º Portugal Fashion arrancou, justamente, com o desfile coletivo de estudantes de escolas de moda (dia 22 de abril, às 17h30). Desta feita, houve cinco instituições representadas no Bloom: Escola de Moda do Porto, ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Modatex Lisboa, CENATEX (Guimarães) e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (curso de Design de Moda). É desta forma proporcionada uma experiência pedagógica e profissional ímpar aos estudantes de moda, contribuindo assim para a sua formação como designers.
Às 18h30, foi transmitido o desfile individual Bloom de Carolina Sobral, que apresenta a coleção “Solace”. A designer manteve o foco “na funcionalidade, conforto e longevidade” das peças. As cores neutras realçam a funcionalidade, como o preto, cru, camel, bege e azul. As silhuetas são sofisticadas e fluídas.
No dia seguinte, 23 de abril, foi difundido, logo às 17h30, o vídeo do desfile coletivo Bloom Upload, que reúne as propostas de Ahcor, Huarte, Kensal e Rita Ibs. Importa referir que o Bloom Upload é uma plataforma experimental do Portugal Fashion, destinada a designers ainda em fases muito iniciais dos seus percursos. Seguiu-se, às 18h00, o desfile individual Bloom da Unflower, marca slow-fashion de Ana Sousa e Joana Braga que revelou a coleção “Their Reunion Was Full Of Joy”, na qual a universalidade neutra e limpa da cor é contrabalançada pelo peso das texturas.
Vencedores do Concurso Bloom
No dia 24, às 17h30, foi emitido o vídeo com os desfiles dos vencedores do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado. Com o apoio da Sonae Fashion, o Concurso Bloom é uma competição aberta a jovens designers de moda, tendo em vista a sua formação profissional, a sua promoção pública e a sua integração no mercado de trabalho. Aos oito finalistas do concurso é dada a oportunidade de apresentarem criações suas no Portugal Fashion, o que aconteceu na 47.º edição do evento. Já os dois vencedores receberam, cada um, 4.000 euros para desenvolverem coleções para as próximas estações outono/inverno e primavera/verão. Coleções, essas, que serão apresentadas nas 48 e 49.ªs edições do Portugal Fashion, em março/abril e outubro de 2021.
Foi justamente no âmbito do Bloom que Maria Carlos Baptista participou digitalmente, em parceria com a ModaLisboa, na Semana da Moda de Paris, no início de março, e também no 1.º take do 48.º Portugal Fashion, no mesmo mês. A sua coleção “Espaço Negativo” procura expressar “uma realidade intransmissível, fria pelo distanciamento e acolhedora pelo retorno de vivências passadas, que permite absoluta liberdade de expressão e interpretação”. A designer aposta, para o próximo outono-inverno, em formas estruturadas e silhuetas alongadas.
O outro vencedor do concurso, Marcelo Almiscarado, apresentou uma coleção que se distingue pela exploração de materiais termocolados de forma irregular, conjugados com silhuetas assimétricas. Marcelo Almiscarado estagiou com David Catalán, conquistou um 3.º lugar no Concurso Novos Criadores PFN, foi o 1.º classificado por país do MODAPORTUGAL Fashion Design Competition 2019 e criou fardas para a McDonald’s Portugal.
Os desfiles Bloom terminaram com Rita Sá, às 18h00 de sábado. Com a coleção “Nem ata nem desata”, a jovem designer “retrata a figura de alguém que vive na eterna indecisão de permanecer na contraditória zona de conforto – que é nada mais nada menos do que uma exasperante zona de desconforto permanente – ou de desistir de resistir à mudança e agir”.
Nascida a 7 de julho de 1996, Rita Sá concluiu, em 2017, a licenciatura em Design de Moda na ESAD, em Matosinhos. Nesse mesmo ano, conquistou o 2.º lugar nos concursos Jovens Criadores PFN e Jovens Criadores i9Jovem. Foi finalista do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, também em 2017, tendo sido distinguida com uma menção honrosa. Consequentemente, ganhou a possibilidade de participar no evento (espaço Sangue Novo), sendo novamente reconhecida com uma menção honrosa.
Rita Sá foi igualmente distinguida com o prémio FASHIONCLASH, o que lhe permitiu apresentar a sua coleção no festival homónimo, em Maastricht, na Holanda, em junho de 2018. Em Maastricht, por seu turno, conquistou o prémio Vancouver Fashion Week, ficando assim selecionada para participar nessa mesma semana da moda, no Canadá. Foi também finalista do concurso REBELPIN – Fashion Awards by ACTE, que decorreu em Berlim, Alemanha, em julho de 2018.
Mais de 10 anos de Bloom
O Portugal Fashion tem já um longo historial de concursos dirigidos a jovens criadores, desde o Programa Aliança, lançado em 2004. Aliás, a descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda é um dos grandes objetivos do Portugal Fashion, que em outubro de 2010, na sua 27.ª edição, criou, para o efeito, o projeto Bloom. Desde então, o Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a cerca 100 jovens criadores e marcas e perto de 200 estudantes de nove escolas de moda.
Alguns bloomers têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga, Roma ou Madrid, por exemplo.
De resto, não faltam exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion, como se verifica, nesta 48.ª edição, com David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato e Susana Bettencourt.
PT