No sábado, dia 18 de março, o Município de Freixo de Espada à Cinta trouxe ao Portugal Fashion a seda artesanal, que é única no país. Ao longo do dia, decorreu no World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, uma performance ao vivo de artesãs freixenistas, que apresentaram o processo artesanal da seda. O desenvolvimento desta parceria de valor acrescentado permitiu criar uma apresentação de impacto, com visibilidade pública durante um dia, disponível para todos os visitantes do WOW.
O momento de charme, com forte impacto visual e live performance dos artesãos deu destaque à autenticidade única da arte da produção de seda. A experiência foi alargada à gastronomia com vinhos, azeites e doces de Freixo de Espada à Cinta, num momento de degustação que antecedeu o almoço de networking.
A apresentação enquadrou-se na estratégia do Portugal Fashion de aproximação a projetos com tradições de elevado potencial de diferenciação. A estratégia assenta no modo de vida e na arte de bem fazer que, associado a um evento de moda, ganha uma dimensão diferente, com maior visibilidade e possibilidade de alavancagem para outros ‘territórios criativos’.
Com parcerias assim, “o Portugal Fashion ajuda a divulgar uma atividade tradicional e do nosso país, sublinhando a qualidade do saber-fazer nacional e o potencial que pode vir a resultar da aproximação dessa atividade com a criatividade da moda de autor”, diz Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.
Freixo de Espada à Cinta é o único concelho do país e, possivelmente, também o único na Península Ibérica onde ainda se produz e trabalha a seda de forma 100% artesanal. Aqui, laboriosas artesãs criam o bicho-da-seda e desenvolvem todo o processo de preparação do fio até este estar pronto para ser usado nos teares e dar origem a peças únicas de grande valor. Ao longo de todo este processo utilizam-se instrumentos artesanais e métodos ancestrais transmitidos entre gerações, que mantêm viva a tradição da seda em Freixo de Espada à Cinta.