05/03/2021

Portugal Fashion na Semana da Moda de Paris

Portugal Fashion e ModaLisboa cimentam a influência mundial da moda made in Portugal, aumentando o alcance e o interesse pelo artesanato tradicional português e o design de moda inovador e de vanguarda. Introduzida no quadro agora digital da Paris Fashion Week® , esta edição única de outono/ inverno 2021 mostrará as coleções de três designers […]

Portugal Fashion e ModaLisboa cimentam a influência mundial da moda made in Portugal, aumentando o alcance e o interesse pelo artesanato tradicional português e o design de moda inovador e de vanguarda.
Introduzida no quadro agora digital da Paris Fashion Week® , esta edição única de outono/ inverno 2021 mostrará as coleções de três designers emergentes na vanguarda da moda portuguesa com curtas-metragens imersivas.
Estas três histórias pessoais aprofundam a própria identidade das marcas, destacando o processo criativo e a materialidade das suas últimas coleções. Cada vídeo revela uma peça sobre perspetivas divididas e temporalidades paralelas, construindo um refrão através de ligações intangíveis.
Maria Carlos Baptista’s AW21 Espaço Negativo estuda o espaço imaterial da memória e as suas interações com o corpo. Canalizando a ambiguidade etérea das fotografias, a sua coleção conceptual junta formas altamente estruturadas com silhuetas alongadas. Cores polarizadas e impressões de estilo negativo refletem a sua abordagem experimental à luz e ao jogo de sombras, centrada na textura. Surgem entidades misteriosas, esculturas extraídas do reino digital, suspensas no tempo.
A Bloomer, Maria Carlos Baptista, apresenta a sua coleção, em formato digital, na sexta-feira, dia 5 de março, às 13h30 (12h30 em Portugal Continental) no calendário de apresentações da Semana da Moda de Paris, numa aposta do Portugal Fashion em novos talentos da moda nacional. Maria Carlos Baptista venceu o concurso BLOOM powered by Sonae Fashion, realizado no Portugal Fashion de outubro de 2020.
Através de subtis avanços e recuos entre passado, presente e futuro, a coleção AW21 de Constança Entrudo (ModaLisboa), o Mundo em que Vivemos: Parte II tece um comentário sobre a regeneração sustentável. A sua visão não convencional do upcycling procura repensar a nossa relação imediata com o ambiente, incorporando a arte tradicional de tapeçaria e bordados das Ilhas da Madeira para conjurar imagens de paisagens desertas. O movimento Tropicália do Brasil, com a sua vibrante combinação de estilos populares e vanguardistas, bem como a musicalidade poética de Caetano Veloso servem de pano de fundo para esta coleção artesanal em cores orgânicas, neutras e detalhes contrastantes.
Na ponta dos dedos, entre a poesia e o caos, a coleção AW21 de Ricardo Andrez (ModaLisboa) abraça a vulnerabilidade e os percalços como parte de uma ode à vida. Centrada na reconstrução, esta atualização eco-consciente do ADN central da marca integra denim retrabalhado, materiais de cortiça e tecidos em bruto. Extraindo da crueza do caos, Andrez infunde esperança e criatividade nos seus desenhos proteiformes. Os erros do passado evoluem para uma beleza renovada.
Na candidatura apresentada em julho de 2019, o Portugal Fashion integrou designers da ModaLisboa fruto da parceria estabelecida entre as duas Associações. Aprovada um ano depois, em julho de 2020, cabe agora ao Portugal Fashion, em articulação com a ModaLisboa, assegurar estas ações em específico, nas semanas da moda de Milão e Paris.
PT