09/07/2025

Portugal Fashion no Douro: Moda, Sustentabilidade e Cultura em Harmonia com a Natureza

No dia 1 de julho, o Portugal Fashion levou a sua essência até à Quinta do Bonfim, no concelho de Alijó, no coração do Douro, numa celebração que uniu moda, identidade, sustentabilidade e cultura, num cenário único entre vinhas centenárias.   Para as comitivas de imprensa e profissionais de moda, o dia começou com uma […]

No dia 1 de julho, o Portugal Fashion levou a sua essência até à Quinta do Bonfim, no concelho de Alijó, no coração do Douro, numa celebração que uniu moda, identidade, sustentabilidade e cultura, num cenário único entre vinhas centenárias.

 

Para as comitivas de imprensa e profissionais de moda, o dia começou com uma viagem de barco a partir do cais do Pinhão, seguida do início da programação na Quinta do Bonfim. Na quinta do grupo Symington, o calendário oficial do Portugal Fashion Experience foi inaugurado com o piquenique “Merenda na Vinha” – uma experiência que convidou os participantes a desfrutar da beleza natural e da gastronomia local num ambiente descontraído e autêntico.

 

Após o almoço, acompanhado de uma degustação de vinhos do Porto, teve lugar a talk “New Luxury – Identity, Craftsmanship & Sustainability”, onde se discutiram os novos paradigmas do luxo e a forma como, nesse novo enquadramento, a moda se cruza com o turismo e com regiões como o Douro, com foco na experiência, autenticidade, saber-fazer e compromisso ambiental. O painel internacional incluiu a moderadora Ana Roncha, Senior Academic na University of the Arts London, Lulu Shabell, fundadora do Lulubell Group e parceira do Portugal Fashion na iniciativa Canex Presents Africa @ Portugal Fashion, e Tiago Castro, consultor de fashion business.

 

Seguiu-se o primeiro momento de moda do calendário, acompanhado por uma experiência de lifestyle: a criadora Maria Gambina, que passara a manhã a fotografar a sua coleção “Back to Garden Near the Sea”, apresentou o lançamento dos conteúdos na cave da Quinta do Bonfim, com a projeção de um vídeo, integrada na degustação de um Porto tónico.

Às 17h00, decorreu o desfile da marca Marques’Almeida, com uma coleção que articula a modernidade portuguesa e a abordagem distintiva da dupla Marta Marques e Paulo Almeida. A marca, vencedora do Prémio LVMH para Jovens Designers em 2015, tem-se destacado pela forma como utiliza localizações naturais e arquitetónicas para contextualizar o seu trabalho. A partir do espaço da Casa dos Ecos, na Quinta do Bonfim, a coleção AW25 de Marques’Almeida contrastou com a envolvente das vinhas.

 

O dia terminou com uma performance cultural, integrada na plataforma de jovens criadores BLOOM, através de uma colaboração entre a designer Maria Carlos Baptista e a fadista Carminho. A programação incluiu uma conversa aberta sobre os territórios colaborativos entre a moda e a música, seguida de uma atuação de Carminho, com coordenação de imagem assinada por Maria Carlos Baptista. O jantar, da autoria do chef Pedro Lemos, concluiu a noite com um menu onde o tomate coração-de-boi, o bacalhau e o cabrito apresentaram novas leituras das tradições gastronómicas da região.

 

O Portugal Fashion reforçou, assim, no Douro, o seu compromisso em valorizar o território português e, em particular, o município de Alijó, promovendo a moda enquanto expressão cultural integrada num património natural e histórico ímpar, contando com o apoio do Turismo de Portugal para esta programação experiencial.

 

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, com o apoio dos seus parceiros estratégicos e cofinanciado pelo SIAC – Apoio a Ações Coletivas Internacionalização do Portugal 2030, no âmbito do Compete 2030 – Programa Inovação e Transição Digital, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PT