O Portugal Fashion acolhe na próxima terça-feira, 12 de outubro, a partir das 14h00, na Alfândega do Porto, a iniciativa PORTUGAL – AFRICA INVESTMENT ROUNDTABLE – “Closing the Investment Gap: Building Resilient Africa – Europe Textile Value Chains Post Covid”.
Trata-se de uma jornada de reflexão, debate e networking dedicada a negócios, investimentos, exportações e parcerias entre Portugal e África no sector têxtil e de vestuário. Divido em painéis temáticos, o evento integra o programa da 49.ª edição do Portugal Fashion e conta, entre os seus convidados institucionais, com as presenças do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.
Para o presidente da ANJE, Alexandre Meireles, a iniciativa PORTUGAL – AFRICA INVESTMENT ROUNDTABLE “vai reunir massa crítica de excelência numa reflexão sobre as relações económicas que o sector têxtil e de vestuário pode proporcionar entre o nosso país e o continente africano. A fileira moda e as indústrias criativas em geral encerram boas oportunidades de negócio, investimento e parcerias entre Portugal e África. Importa, pois, criar plataformas que possibilitem o match entre criativos/marcas e investidores, de forma a converter em valor económico o potencial da criatividade aplicada ao têxtil e vestuário. É isso que estamos a fazer com esta iniciativa”, conclui o mesma responsável.
De resto, estão previstas as intervenções de altos representantes de instituições públicas, associações empresariais, instituições financeiras e grupos empresariais, tanto de Portugal como de África. São disso exemplo o CEO da AICEP, Luís Filipe de Castro Henriques, o Presidente da CIP, António Saraiva, o Presidente da ANJE, Alexandre Meireles, o Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, ou o CEO da TMG Textiles, Manuel Gonçalves.
A estes oradores portugueses juntam-se convidados internacionais como o Presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), Benedict Oramah, o CEO da Federação Africana das Indústrias Têxtil e de Algodão, Emmanuel Mukua, o Vice-Presidente da Africa Finance Corporation, Mohammed Usman Abdul-Razzaq, o CEO da Pan African Capital Holdings, Chris Oshiafi, o Diretor Executivo da Heritage Apparels, Abisade Adenubi, o Presidente da Orango Investment Corporation, Paulo Gomes, o Diretor Comercial e de Sustentabilidade da Farfetch, Giorgio Belloli, entre outros.
PROJETO CANEX APOIA CRIATIVOS AFRICANOS
A iniciativa PORTUGAL – AFRICA INVESTMENT ROUNDTABLE insere-se na edição inaugural do projeto CANEX Presents Africa at Portugal Fashion, que vai decorrer durante este evento de moda, entre 12 e 16 de outubro, no Porto. No quadro do projeto CANEX, oito designers e marcas de moda africanos vão realizar desfiles individuais no 49.º Portugal Fashion e beneficiar de um programa intensivo de mentoria, realizado em colaboração com a indústria têxtil portuguesa e diversos especialistas nacionais e internacionais do sector.
O programa CANEX (acrónimo de Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana no nosso país. Neste sentido, o CANEX procura capacitar os sectores criativo e cultural de África, através de investimentos públicos e privados, iniciativas de promoção da internacionalização, programas de formação e mentoria, parcerias técnicas e tecnológicas, ações de modernização digital, entre outras atividades de qualificação de negócios e capital humano. Para tudo isto, o CANEX dispõe de um fundo de apoio às indústrias criativas no valor de 500 milhões de dólares (cerca de 460 milhões de euros).