Agosto já lá vai, a chamada silly season também, e está mais do que na altura de começar a viajar por essas capitais europeias fora. A primeira paragem internacional do Portugal Fashion é em Londres, dias 14 e 15 de setembro, com Marques’Almeida e Sophia Kah, respetivamente. Brexit à parte.
Para os primeiros é um voltar às origens. Depois de duas edições na Semana da Moda de Paris a dupla Marques’Almeida regressa, agora, à Semana de Moda de Londres, para um desfile que está já a gerar uma onda positiva e com expectativas elevadas.
Os designers que já vestiram Beyoncé, Rihanna, FKA Twigs ou Solange regressam à cidade que os viu crescer para a moda, a mesma forma artística que os projectou a nível internacional. Com eles estarão as M’A Girls, “raparigas-modelos” que acrescentam realismo, levando para o desfile o que facilmente se poderia ver na rua.
No dia 15 de setembro, Sophia Kah, um nome bem conhecido das elites londrinas volta ao formato de evento, e apresentação, com inspirações na tão portuguesa Comporta. A designer dos vestidos delicados e luxuosos, que fundou a marca em Portugal e a lançou a partir da capital inglesa em 2011, tornando-a alter ego de Ana Teixeira de Sousa, já viu os seus vestidos serem usados por Florence Welch, Kerry Washington ou Beyoncé – a artista norte-americana usou um vestido da marca para o casamento da mãe, em 2015.
A segunda paragem internacional volta a transportar Alexandra Moura para o calendário oficial de desfiles em Milão, no dia 23 de setembro. Depois do enorme sucesso da edição anterior, a primeira de Alexandra em terras italianas, a designer portuguesa volta a colocar o nome de Portugal e da moda portuguesa num dos maiores palcos de moda internacionais.
Alexandra Moura conserva em si, e na roupa que desenha, o dom da portugalidade. Procurando ir às raízes de pessoas e artes que ajudaram, e ajudam, a moldar Portugal (e o Mundo) como hoje o conhecemos e muitas vezes não recordamos, a designer que é apaixonada por tudo o que é cultural promete levar contemporaneidade à passerelle italiana.
A terceira e última paragem do Portugal Fashion fora de portas acontece em Paris, no dia 26 de setembro, e representa o lançamento de uma nova estratégia de promoção da moda portuguesa para o período 2019/2021, a que se junta, pela primeira vez, a ModaLisboa.
Depois da primeira ação realizada em parceria, esta estratégia pretende reforçar a lógica de cooperação, bem como servir de referência, marcando o início de um alinhamento setorial mais alargado, funcional e colaborativo entre os diferentes players.
Katty Xiomara, Luís Buchinho e Luís Carvalho, powered by ModaLisboa, vão ser os protagonistas de um evento que pretende juntar três dos melhores designers nacionais, servindo de mote para a celebração do design português e do made in Portugal.
O Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete.
* O título foi roubado ao filme da jornalista Ana Sofia Fonseca, “Setembro a Vida Inteira”