Londres foi a primeira paragem internacional do Portugal Fashion e significou um regresso às origens para as duas marcas que ali apresentaram as suas coleções para o próximo verão.
Depois de duas edições em Paris, os Marques’Almeida regressaram à cidade inglesa para apresentar, em desfile, as propostas primavera/verão 2020. A dupla portuguesa, Marta Marques e Paulo Almeida, ou os cérebros atrás da marca fundada em 2011, regressaram a uma cidade que carinhosamente os acolheu no início de carreira, e onde cresceram e se lançaram ao mundo.
O desfile, dia 14 de setembro, sábado, às 13 horas, marcou, para além do já referido regresso a Londres, o regresso ao sítio que os viu “nascer”: a Truman Brewery, em Brick Lane, uma antiga fábrica de cerveja que, com voltas nas memórias, nos fez regressar ao século XVII.
Urbana, genuína e rebelde, a marca Marques’Almeida reserva para si o direito de “girar à volta das suas pessoas, desafiando o sistema, e obrigado-o a ser mais realista e inclusivo”. Uma marca de luxo, que já foi usada por Beyoncé, Rihanna ou FKA Twigs, e que pretende ser usada por pessoas sem preconceitos, refletindo as necessidades do dia-a-dia daqueles que se revêem no que é real e que vai ao encontro do que os ‘cool kids’ gostam de vestir.
A segunda marca apresentou-se ao serviço no dia seguinte. Domingo dia 15, às 10h30 de um último andar de um clube de nome Isabel, em Mayfair, Sophia Kah revelou as suas propostas para a estação quente de 2020. Com inspirações na Comporta, esse paraíso a sul do Tejo.
De linhas simples, formas autênticas e sem pretensões de ser o que não é. É assim a coleção que Ana Teixeira de Sousa, o alter ego de Sophia Kah, imaginou. Tal como a Comporta deve ser. Tal como os vestidos são. “Apaixonei-me pela autenticidade de um sítio onde a modernidade da vida não tem lugar”, diz a designer.
Sophia Kah é nome próprio de uma elite londrina – e mundial – que gosta de se vestir bem, estando confortável, com estilo jovem mas clássico. Fundada em fevereiro de 2011, é hoje reconhecida como uma designer que aponta para a forma e a funcionalidade. Beyoncé, Kerry Washington ou Florence Welch já se renderam aos encantos da sua roupa.
O Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete.