13/03/2020

PORTUGAL FASHION SUSPENDE DESFILES DA 46.ª EDIÇÃO

Por decisão conjunta das autoridades de saúde e da Direção do Portugal Fashion, foi suspensa a 46.ª edição do evento, iniciada ontem e prevista para hoje e amanhã, 13 e 14 de março, na Alfândega do Porto. Isto significa que todos os desfiles e apresentações de moda do 2.º e 3.º dias do 46.º Portugal […]

Por decisão conjunta das autoridades de saúde e da Direção do Portugal Fashion, foi suspensa a 46.ª edição do evento, iniciada ontem e prevista para hoje e amanhã, 13 e 14 de março, na Alfândega do Porto.

Isto significa que todos os desfiles e apresentações de moda do 2.º e 3.º dias do 46.º Portugal Fashion não se vão realizar por haver riscos para a saúde pública, conforme parecer técnico emitido hoje pelas entidades competentes. A recente evolução do surto do novo coronavírus em Portugal, que levou a um reforço das medidas de contenção da epidemia, justifica uma atitude mais restritiva em relação a eventos em recintos fechados.

Importa ressalvar que a suspensão dos desfiles não é motivada pela identificação de qualquer caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, no evento. Trata-se, sim, de uma medida preventiva e ajustada à evolução da epidemia no país.

A realização do 46.º Portugal Fashion esteve sempre dependente da evolução da epidemia e dos pareceres técnicos das autoridades de saúde, com as quais nos mantivemos em contacto permanente. O modelo do evento foi muito ponderado e sucessivamente alterado, até se chegar à decisão de limitar o acesso aos desfiles aos profissionais da moda e da informação. Mas, por estarmos a entrar na fase mais crítica da covid-19, não é aconselhável prosseguir com o programa de desfiles.

O Portugal Fashion lamenta o sucedido e compromete-se a trabalhar com os criadores e marcas no sentido de encontrarmos, em conjunto, uma forma de reverter esta contrariedade num futuro próximo.

PT