O 50.º Portugal Fashion contou, uma vez mais, com um amplo e diversificado showroom, embora em moldes um pouco diferentes dos assumidos em anteriores edições. O espaço comercial do evento foi, desta feita, reservado apenas aos designers e marcas que constam do programa de desfiles, com vista à apresentação das suas criações a públicos profissionais: buyers, importers/exporters, investidores, promotores de moda, clientes, jornalistas especializados, etc. Pretendeu-se, desta forma, que o showroom tivesse um cunho mais profissional e, por isso, mais focado no negócio, no investimento, nas parcerias empresariais e na internacionalização.
«Pareceu-nos que, no atual contexto de recuperação económica pós-pandemia, fazia sentido acentuar o carácter profissional e a vocação comercial do showroom do Portugal Fashion. Com este intuito, reformulámos o showroom de forma a dar melhores condições aos nossos designers e marcas, não só para exporem as suas coleções, mas também para estabelecerem contactos com buyers e investidores», explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, acrescentando que «é preciso fazer todos os esforços para reanimar a fileira moda, fomentando novos negócios e atraindo parceiros e capital».
Coordenado por Carla Reis, cofundadora e sócia da Brandin.pt, empresa especializada em promoção de moda, o novo showroom do Portugal Fashion foi desenhado e organizado para potenciar contactos de negócio e criar networking empresarial, havendo até um lounge para reuniões one to one. Além disso, uma equipa em permanência assegurou o funcionamento diário do showroom, nomeadamente a apresentação dos designers, marcas e respetivas coleções junto das comitivas de profissionais convidados pelo Portugal Fashion.
De salientar que os convites aos profissionais foram articulados com várias associações da fileira moda, que habitualmente colaboram com o Portugal Fashion nesta sua vertente mais setorial e comercial. Graças a estas parcerias com a indústria, o showroom do Portugal Fashion recebeu a visita de importantes buyers importers/exporters, investidores, gestores de marca e promotores de moda nacionais e internacionais, criando-se assim oportunidades de negócio para designers e marcas. A dinâmica do novo showroom veio possibilitar ainda que, indo ao encontro de um dos princípios matriciais do Portugal Fashion, se promovesse a aproximação entre
designers e indústria, de forma a colocar a capacidade de produção industrial portuguesa ao serviço do nosso talento criativo, e vice-versa.
Eventos promocionais e de networking
O showroom teve lugar, como habitualmente, na Alfândega do Porto, entre as 14h00 e as 20h00, de 16 a 19 de março. Esteve prevista a participação de 48 designers e marcas quer nacionais, quer de origem africana, estes últimos com o apoio do programa CANEX. Paralelamente, e em linha com os já referidos propósitos comerciais, o showroom acolheu vários ações promocionais e de networking, entre as quais o Showroom Portugal Fashion Networking Cocktail (dia 18 às 16h00).
Destaque ainda para as Showroom Talks, que aconteceram no auditório da Alfândega do Porto, no dia 17 de março, em formato híbrido: webinar no Zoom e assistência limitada no local. Como o nome indica, tratou-se de conversas temáticas sobre assuntos relacionados com a fileira moda, tendo como intervenientes diferentes atores dessa mesma fileira. Pelas 15h00, teve lugar a primeira talk, intitulada “Scaling designer brands: challenges and opportunities”, em que participam Alexander Giantsis, especialista em estratégias de branding para a fileira moda, e Romain Casella, fundador e diretor da MAY Concepts, uma agência de comunicação londrina.
Às 17h00 iniciou-se a segunda talk, subordinada ao tema “Digital transformation of the fashion industry“, cujos oradores são Abdullah Abo Milhim, diretor do Istituto Marangoni London (cursos de moda, arte e design), Lui Iarocheski, especialista em transformação digital da indústria de vestuário, e Sara Teixeira, diretora de Marketing
da Exclusible, plataforma de ativos digitais no segmento do luxo. A moderação das duas talks está a cargo de Ana Roncha, especialista em Marketing Estratégico de Moda.