18/10/2022

VENCEDORAS DO CONCURSO BLOOM CONHECIDAS NA 51ª EDIÇÃO DO PORTUGAL FASHION

As vencedoras do Concurso Bloom powered by Zeitreel foram conhecidas na última edição do Portugal Fashion, após um desfile no dia 13, às 18h00, na Alfândega do Porto. Os oito projetos selecionados pelo júri na primeira e segunda fase do concurso disputaram a final, da qual saiu o nome da designer vencedora, Andreia Reimão, e […]

As vencedoras do Concurso Bloom powered by Zeitreel foram conhecidas na última edição do Portugal Fashion, após um desfile no dia 13, às 18h00, na Alfândega do Porto. Os oito projetos selecionados pelo júri na primeira e segunda fase do concurso disputaram a final, da qual saiu o nome da designer vencedora, Andreia Reimão, e da designer distinguida com uma menção honrosa, Kaya Magalhães. O júri avaliou a qualidade dos coordenados apresentados no desfile, mas também o trabalho de bastidores dos designers concorrentes.

Na 1ª fase do concurso foram selecionados 12 projetos pelo júri constituído por profissionais ligados a diversas áreas da moda. Depois, numa 2ª fase, os autores dos projetos produziram um coordenado para nova apreciação do júri, que apurou, assim, os oito finalistas do concurso: Atelier Mobleu by Camille Moço, Kaya Magalhães, Bolota Studio, Andreia Reimão, Zalda, Arthur Kunha, Celeste e House of Wildflowers.

O Concurso Bloom Powered by Zeitreel Sonae, competição do Portugal Fashion destinada a jovens designers finalistas ou recém-formados dos cursos de moda portugueses, abriu novas candidaturas em julho deste ano. A iniciativa continua a beneficiar do apoio da unidade de moda do grupo Sonae, que antes se designava por Sonae Fashion. O concurso preserva essencialmente as mesmas regras e prémios, sendo de destacar, entre as novidades, a possibilidade dada à vencedora de frequentar a pós-graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School e de beneficiar de seis meses de assessoria de imprensa e serviço de showroom pela agência de comunicação SHOWPRESS – Press and PR Office.

O painel de jurados também representou uma oportunidade única de contactar com profissionais de renome do universo da moda, nomeadamente com os designers Reid Baker e Inês Amorim (Ernest W. Baker), Maria Gambina e Estelita Mendonça, o CEO da Showpress, Luís Pereira, a coordenadora de desfiles de moda do Portugal Fashion, Isabel Branco, e o diretor de Product Operations da Salsa e representante da Zeitreel Sonae, Félix Santos. A estes jurados junta-se, na última fase de avaliação, um convidado especial: Serge Carreira, diretor de Emerging Brands na Féderation de la Haute Couture et de la Mode.

Os prémios entregues após o desfile foram produzidos pela xpim3d, sendo a Diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, a entregar o prémio a Andreia Reimão, e Félix Santos, representante da Zeitreel Sonae, a entregar o prémio a Kaya Magalhães.

 

Vencedora recebeu 3.000 € para desenvolver coleções

Da shortlist de oito finalistas, e mediante a qualidade apresentada no desfile mas também no trabalho de bastidores, saiu a vencedora do concurso, Andreia Reimão,  sendo ainda atribuída uma menção honrosa a Kaya Magalhães. A concorrente vencedora recebeu 3.000 euros para desenvolver duas coleções (1.500 euros cada): uma de outono/inverno e outra de primavera/verão. Coleções, essas, que serão
apresentadas, em março e outubro de 2023, na passerelle BLOOM do Portugal Fashion.

A vencedora do Concurso Bloom vai ainda poder realizar um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel (no valor global aproximado de 7 mil euros), com possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO). A esta formação acrescente-se a já referida pós-graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School, mediante requisitos de pré-inscrição e abertura do curso.

A menção honrosa corresponde a um prémio pecuniário de 1.500 euros para desenvolvimento de duas coleções, outono/inverno e primavera/verão, a apresentar também em março e outubro de 2023, na passerelle Bloom do Portugal Fashion, com apoio técnico do evento. A concorrente distinguida com a menção honrosa vai igualmente beneficiar de um estágio remunerado de nove meses na Zeitreel, com possibilidade de trabalho formativo nas marcas do seu portfólio (Salsa, Zippy e MO).

De referir que ambas as vencedoras vão contar com sessões de business mentoring e serviços de apoio jurídico e informativo por parte da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entidade organizadora do Portugal Fashion. Este apoio aos vencedores tem em vista facilitar o início da respetiva atividade comercial/empresarial na fileira moda, designadamente a conclusão do processo de registo de marcas.

O Concurso Bloom, organizado pelo Portugal Fashion, é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PT