16/10/2020

ANIVERSÁRIOS COM KIT SOLIDÁRIO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Foi há 25 anos que Claudia Schiffer e outras top models internacionais inauguraram a passerelle do Portugal Fashion. Para assinalar este marco na moda portuguesa, e também o 10.º aniversário do projeto Bloom, está a decorrer a venda solidária de um kit que inclui a t-shirt e o tote bag da 47.ª edição, desenhados pelo criador Hugo Costa e produzidos pela Troficolor. A comercialização da […]

Foi há 25 anos que Claudia Schiffer e outras top models internacionais inauguraram a passerelle do Portugal Fashion. Para assinalar este marco na moda portuguesa, e também o 10.º aniversário do projeto Bloom, está a decorrer a venda solidária de um kit que inclui a t-shirt e o tote bag da 47.ª edição, desenhados pelo criador Hugo Costa e produzidos pela Troficolor. A comercialização da edição limitada de 50 kits é da responsabilidade da Springkode, empresa portuguesa pioneira no e-commerce que liga o consumidor final a uma rede com as melhores fábricas nacionais de confeção. Disponível aqui!

Refira-se que, muito recentemente, o Portugal Fashion e a Springkode firmaram uma parceria para promoverem a sustentabilidade da moda portuguesa, princípio que enformou o primeiro projeto conjunto, já concluído – a cápsula “Visão”, uma coleção 100% europeia, rastreável e transparente, desenhada pela designer Katty Xiomara com algodão cultivado na Grécia.

A receita da comercialização dos kits reverterá a favor da Médicos Sem Fronteiras, numa simbólica homenagem aos profissionais de saúde, “que têm sido uns verdadeiros heróis no combate à pandemia”, considera a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto. “É uma ajuda simbólica, que reflete o nosso agradecimento ao extraordinário esforço de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais. No atual contexto, trata-se de uma excelente forma de celebrarmos os 25 anos do Portugal Fashion e os 10 anos do Bloom”, acrescenta a responsável.

25 anos na moda e para a moda

A primeira edição do Portugal Fashion teve lugar entre 27 e 29 de julho de 1995, na recém-inaugurada sede nacional da ANJE, promotora do evento, no Porto. Além dos desfiles com criadores portugueses consagrados e top models internacionais, o programa inaugural propunha uma conferência, uma apresentação de vestuário infantil, momentos musicais e uma homenagem a Franco Moschino.

Entre os participantes, contavam-se nomes hoje tão consensuais como os dos criadores José António Tenente, Nuno Gama, Maria Gambina, Luís Buchinho, Júlio Torcato ou José Carlos. E para valorizar as coleções destes criadores, top models internacionais como Claudia Schiffer, Elle Macpherson, Carla Bruni e Helena Christiansen desfilaram perante o muito público presente e jornalistas de vários países.

Ao longo dos últimos 25 anos, o evento evoluiu bastante quer ao nível da organização, quer ao nível do conceito. Em termos organizativos, o Portugal Fashion dispõe hoje de uma muito maior capacidade humana, técnica, tecnológica e logística. Por isso se verificaram, nos últimos anos, significativas melhorias na produção dos desfiles, na decoração dos espaços cénicos e zonas sociais, no funcionamento dos bastidores, na organização logística, na eficiência do staff, na acomodação do público e na comunicação externa.

Em termos conceptuais, o Portugal Fashion abarca agora todos os sectores da fileira moda (vestuário, calçado, joias e acessórios) e todas as suas vertentes (moda de autor, linhas mais comerciais e pronto-a-vestir). Por outro lado, são dadas a criadores e marcas melhores condições para se expressarem comercial e esteticamente, seja em desfiles individuais, seja em performances ou apresentações. Acresce que os jovens designers merecem, atualmente, maior atenção e gozam de um calendário próprio para mostrar as suas coleções – o Bloom. Por fim, a vocação empresarial do Portugal Fashion está bem presente no BRAND UP, um espaço de exposição comercial que é simultaneamente um showroom e um mercado urbano.

O Portugal Fashion tornou-se um dos maiores eventos de moda da Península Ibérica e promoveu as criações portuguesas nas mais consagradas passerelles do mundo. Nestes 25 anos, o Portugal Fashion dinamizou a relação entre a produção e a criação de moda, apoiou a internacionalização de criadores e marcas, lançou jovens designers de talento e promoveu o nosso pronto-a-vestir em showrooms internacionais. Deste modo, o evento contribuiu decisivamente para a mudança do paradigma de desenvolvimento da fileira moda portuguesa.

Quase 2.000 coleções apresentadas

Em 25 anos, o Portugal Fashion apresentou, nacional e internacionalmente, 1.986 coleções de 171 criadores (nacionais e internacionais, consagrados e jovens designers) e de 143 marcas (vestuário, calçado e joias). O número de apresentações nacionais ascende a 1.601, tendo os desfiles das 46 edições se repartido pelas cidades da Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Portimão, Porto e Vila Nova de Gaia *.

A nível internacional foram realizadas 389 apresentações de marcas e criadores, sendo de assinalar que o Portugal Fashion já produziu desfiles em eventos nas cidades de Barcelona, Bilbao, Istambul, Kuala Lumpur, Londres, Madrid, Maputo, Milão, Nova Iorque, Paris, Roma, São Paulo e Viena. O Portugal Fashion esteve, de resto, presente nas quatro mais importantes semanas da moda mundiais: Londres, Milão, Nova Iorque e Paris.

81 bloomers em 10 anos

O Portugal Fashion tem já um longo historial de concursos dirigidos a jovens criadores, desde o Programa Aliança, lançado em 2004. Aliás, a descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda é um dos grandes objetivos do Portugal Fashion, que em outubro de 2010, na sua 27.ª edição, criou, para o efeito, o projeto Bloom.

Desde então, o Bloom já possibilitou a apresentação de coleções a 81 jovens criadores e marcas e a 163 alunos de oito escolas de moda. Alguns bloomers têm participado em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga, Roma ou Madrid, por exemplo.

De resto, não faltam exemplos de jovens criadores que, depois do tirocínio no Bloom, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do Portugal Fashion, como se verifica, nesta 47.ª edição, com David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato e Susana Bettencourt.

 

* Estes números não consideram a 46.ª edição do evento, em março último, que foi interrompida devido à pandemia de covid-19.

PT