CANEX PRESENTS AFRICA @ PORTUGAL FASHION

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e a ANJE assinaram uma parceria de 3 anos para apoiar e promover a Indústria da Moda e da Produção Têxtil Africana em Portugal e na Europa.

Parte do programa Creative Africa Nexus (CANEX) do Afreximbank, a iniciativa visa promover anualmente pelo menos 40 designers africanos em Portugal Fashion nas próximas edições.

CANEX presents África @ Portugal Fashion fornece uma plataforma para o desenvolvimento de criadores de moda emergentes, apoiando a transferência de competências através de mentores de especialistas da indústria, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades de acesso ao mercado, para impulsionar a produção, vendas e distribuição. O programa visa equipar os participantes com as competências que lhes permitirão criar empresas financeiramente sustentáveis com potencial para escalar, bem como fornecer apoio com estratégias de go-to-market e de internacionalização.

O programa tem um formato misto, combinando eventos físicos com elementos digitais para permitir ligações e parcerias. Foi concebido para apoiar uma geração de entrada de talentos de nível médio, através de uma abordagem personalizada, para a qualificação e o apoio individual ao desenvolvimento e reconhecimento de talentos.

1ª Edição

A edição inaugural teve lugar de 12 a 16 de Outubro de 2021. Vinte designers africanos do continente e da diáspora participaram nesta edição pioneira, onde puderam mostrar as suas coleções Primavera/Verão '22 na passerelle, bem como numa plataforma de exposição concebida para facilitar as ligações entre os designers e os intervenientes da indústria, incluindo a imprensa, investidores, fabricantes e compradores. Para além das plataformas de exposição, o programa incluiu também sessões de mentoria e de trabalho em rede entre os designers e os principais peritos internacionais da indústria.
PT