De 2 de setembro a 1 de novembro, o Cinema Batalha explora em ciclo temático um programa sobre moda que aborda a importância do vestir no cinema e passa pelas criações de importantes designers e marcas.
Com curadoria de Guilherme Blanc, Hanayrá Negreiros e João Sousa Cardoso, o “Sobre-vestir: Histórias de Cinema e Moda” conjuga dez sessões, introduzidas por pequenos exercícios sobre moda, que tentam explicar a importância do guarda-roupa na construção de géneros de cinema, do terror ao drama histórico.
O ciclo envolve o trabalho de autores cujas criações deixaram uma marca indelével em várias filmografias, como foi o caso de Jean-Paul Gaultier, Yohji Yamamoto e Emi Wada, e a forma como a roupa é usada como enunciado de conflitos – de tradições, costumes e culturas.
A primeira sessão decorrerá no dia 2 de setembro, pelas 21h15, com a exibição de The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, de Peter Greenaway, ao qual antecederá a exibição da curta-metragem La Défile, autoria de Marc Caro com Jean-Paul Gaultier.
No dia 3, será apresentando Ôrí, de Raquel Gerber e Beatriz Nascimento, sessão que vai contar ainda com uma conversa entre o performer e modelo, Dori Nigro, e a investigadora, escritora e curadora de moda, Hanayrá Negreiros.
Até dia 1 de novembro, estarão em exibição obras como Touki Bouki, de Djibril Diop Mambéty, ou a obra feminista Teknolust, de Lynn Hershman Leeson. Também Jubilee, de Derek Jarman, filme que trouxe a estética punk dos anos 70 para a indústria cinematográfica, Scorpio Rising de Kenneth Anger, e Ran, de Akira Kurosawa.
Num domingo, a 22 de outubro, será também exibido Vanitas, penúltimo filme de Paulo Rocha, sessão que será seguida de uma conversa com Regina Guimarães. Também no dia 19 de setembro, às 19h15, a designer de moda Ana Salazar vai juntar-se ao curador João Sousa Cardoso, numa conversa que abordará temas como moda, cinema, imagem em movimento e a sua interligação.
O programa completo pode ser consultado na página oficial do Cinema Batalha.