15/10/2020

DESFILES DIÁRIOS DE JOVENS DESIGNERS E FINAL DO CONCURSO BLOOM CONSOLIDAM APOSTA EM NOVOS TALENTOS

O calendário do Portugal Fashion volta, nesta 47.ª edição, a ter uma forte presença de jovens designers no quadro do projeto Bloom, dedicado à promoção e apoio a novos talentos da moda portuguesa. Nos três dias do evento haverá sete desfiles com criadores e marcas ainda em fase de desenvolvimento criativo, sob a coordenação do […]

O calendário do Portugal Fashion volta, nesta 47.ª edição, a ter uma forte presença de jovens designers no quadro do projeto Bloom, dedicado à promoção e apoio a novos talentos da moda portuguesa. Nos três dias do evento haverá sete desfiles com criadores e marcas ainda em fase de desenvolvimento criativo, sob a coordenação do designer e professor de moda, Paulo Cravo.

Na quinta-feira, dia 15, João Sousa, ARIEIV, 09. Vírus e Carolina Sobral revelam as suas novas criações. No dia seguinte será a vez de Maria Meira, Unflower e Rita Sá tomarem a passerelle com os seus coordenados.

No sábado, dia 17, o Concurso Bloom powered by Sonae Fashion vai finalmente ter lugar, depois de ter sido suspenso em março na 46.ª edição do Portugal Fashion, devido ao agravamento da situação epidémica. São, então, conhecidos os dois vencedores desta competição disputada por jovens designers de moda. A decisão do júri é revelada e os prémios entregues após o desfile com os oito candidatos finalistas (AHCOR, Huarte, Kensal, Luis Bisanti, Marcelo Almiscarado, Maria Carlos Baptista, Rita Ibs e VAA Barros), agendado para as 17h00. Importa referir que o desfile do Concurso Bloom foi gravado em vídeo e será projetado numa sala preparada para o efeito, além de ter transmissão em live streaming.

Pela primeira vez com o apoio da Sonae Fashion, o Concurso Bloom é uma competição aberta a jovens designers de moda, tendo em vista a sua formação profissional, a sua promoção pública e a sua integração no mercado de trabalho. Aos oito finalistas do concurso é dada a oportunidade de apresentarem criações suas no Portugal Fashion, como acontecerá nesta 47.º edição do evento. Já os dois vencedores recebem, cada um, 4.000 euros para desenvolverem coleções para as próximas estações outono/inverno e primavera/verão. Coleções, essas, que serão apresentadas nas 48 e 49.ªs edições do Portugal Fashion, em março e outubro de 2021.

Os vencedores do Concurso Bloom vão ainda realizar um estágio remunerado de nove meses (no valor global aproximado de 6 mil euros) nas marcas do portefólio da Sonae Fashion (Salsa, Zippy, MO e Losan) e podem apresentar à incubadora da empresa, o Fashion Lab, um projeto de lançamento de uma nova marca. A Sonae Fashion atribui também uma menção honrosa, com um prémio pecuniário de 1.000 euros, ao melhor coordenado. Além disso, uma das marcas da Sonae Fashion poderá adaptar e comercializar esse mesmo coordenado vencedor.

“É, sem dúvida, uma experiência formativa e profissional bastante enriquecedora para os jovens finalistas. O Concurso Bloom dá-lhes acesso a um grande evento de moda, onde não só ganham visibilidade pública como ficam a conhecer toda a dinâmica dos bastidores e da produção de desfiles”, salienta a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto. “A experiência é ainda mais enriquecedora para os vencedores, a quem são atribuídos recursos para desenvolverem novas coleções e poderem apresentá-las em desfile em próximas edições do Portugal Fashion”, diz ainda a mesma responsável.

“Mas o Concurso Bloom não é só um instrumento de descoberta de novos talentos, o que já seria extraordinário. Graças ao apoio da Sonae Fashion, o certame é também uma via para a integração profissional de jovens designers. A parceria do Portugal Fashion com a Sonae Fashion facilita o acesso dos criadores concorrentes ao mercado de trabalho, através das marcas de retalho que o grupo Sonae tem no sector nacional do vestuário”, acrescenta Mónica Neto.

Importa referir que, durante o desfile do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, os oito finalistas vão ser sujeitos à apreciação de um júri presidido pelo empresário Manuel Serrão e que é ainda composto pelos criadores Marques’Almeida (designer/marca internacional), Pedro Pedro (designer moda feminina) e Hugo Costa (designer moda masculina), pelo fashion stylist Fernando Bastos, pela coordenadora de moda do Portugal Fashion, Isabel Branco, e pelo chief product officer da Salsa, em representação da  Sonae Fashion, You Nguyen.

Deve acrescentar-se ainda que, no âmbito do concurso, os designers concorrentes são acompanhados e orientados pela equipa de coordenação do Bloom. Este apoio é válido quer para o desenvolvimento das coleções, quer para a organização dos desfiles. Além disso, a ANJE garante acompanhamento jurídico e business mentoring para início da atividade comercial/empresarial e registo da marca.

PT