ALEXANDRA MOURA

ALEXANDRA MOURA

Natural de Lisboa, Alexandra Moura forma-se no IADE, especializando-se em Projetos de Design de Moda. Desde abril de 2002, apresenta sazonalmente as suas coleções para homem e mulher em diferentes semanas de moda europeias e colabora frequentemente na criação de fardamentos e no desenvolvimento de figurinos para espetáculos de dança, teatro e cinema.

Ao longo da sua carreira, tem marcado presença com as suas criações em vários eventos e semanas de moda internacionais, incluindo o Baltic-Sea Hi Fashion
Show na Alemanha, a Bienal Internacional de Design em Saint-Étienne, a Semana de Moda de Belgrado, a Bread & Butter em Barcelona, o Ideal Showroom em Berlim, Tranoi Paris e White Milano.

A partir de 2015 as suas coleções começam a ser uma presença assídua na London Fashion Week Official Showroom, designadamente como marca selecionada pelo British Fashion Council, e em showrooms durante a Paris Fashion Week. Desde a colecção AW19/20 que integra o calendário oficial da Semana de Moda de Milão, a convite da Camera da Moda Italiana.

Alexandra Moura é a única designer portuguesa a integrar as publicações ”Young European Fashion Designers” (2007), “Atlas of Fashion Designers” (2009), ”Mapa da Moda Contemporânea” (2011) e ”Fashion Design Sourcebook” (2011).

Ao longo do seu percurso, são muitos os projetos elaborados nas mais diversas vertentes criativas e com um forte espirito de colaborações. Fora da sua marca, Alexandra Moura participa em projectos, incluindo o desenvolvimento de fardamentos e figurinos, e lecciona no curso de Design de Moda - na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, bem como na Modatex, e na ETIC em Lisboa.

Em 2015, é distinguida com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, distinção atribuída pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelos gabinetes do Secretário de Estado da Cultura e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. As homenageadas são reconhecidas com base nos critérios: relevância e coerência da obra, inovação e caráter pioneiro da atividade artística e impacto social e cultural da obra produzida.

Em 2018 vence o Globo de Ouro na categoria de Melhor Estilista em Portugal e 2019 fica marcado pela a apresentação das colecções AW19 e SS20 no calendário oficial da Semana de Moda de Milão.

Em 2019 vence os Prémios de Excelência Empresarial na categoria Prémio Marca atribuído pela ModaPortugal e CENIT, com a linha #DECENIOALEXANDRAMOURA
Em 2020 é convidada para a direcção critiva da 1ª colecção da recem criada marca de vestuário MOCHE No ano de 2021 Alexandra Moura é convidada para ser uma das personalidades a integrar o projecto Lisboa Criola, participa no Documentário e na Masterclass.

Em 2022 são vários os projectos acontecer destacando-se em diferentes vertentes artisticas, o lançamento do primeiro NFT ALEXANDRA MOURA em parceria com a SOHO KIDS;

Desenvolvimento de colecção em parceria com a app FABRIQUE (Shanghai);

Presença da parceria SUMOL X ALEXANDRA MOURA no GTA role play no servidor da OFFSET; Nomeada diretora criativa do METAVERSO da marca FLY LONDON

PT