15/05/2024

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DESIGNER MANUEL ALVES

É com profundo pesar que o Portugal Fashion lamenta a morte do designer Manuel Alves e apresenta sentidas condolências à família, amigos e, sobretudo, ao nosso estimado José Gonçalves. A dupla Alves/Gonçalves integra o Portugal Fashion desde o ano 2000, tendo marcado presença nos calendários nacionais e internacionais da plataforma, com desfiles em Nova Iorque, […]

É com profundo pesar que o Portugal Fashion lamenta a morte do designer Manuel Alves e apresenta sentidas condolências à família, amigos e, sobretudo, ao nosso estimado José Gonçalves.

A dupla Alves/Gonçalves integra o Portugal Fashion desde o ano 2000, tendo marcado presença nos calendários nacionais e internacionais da plataforma, com desfiles em Nova Iorque, São Paulo e Paris. Em Portugal, os desfiles Alves/Gonçalves, realizados em Lisboa e no Porto, sempre foram pautados por um forte sentido artístico, cénico e irreverente.

Para a equipa do Portugal Fashion, foi um privilégio ter contado com todos estes anos de colaboração com a marca Alves/Gonçalves e com o Manuel em particular. Um espírito criativo, perfeccionista e visionário, que aceitava sempre os desafios mais arriscados na produção de um desfile.

Dito isto, há que salientar que Portugal perdeu um designer, um artista e um empreendedor. Manuel Alves nasceu em Montalegre e iniciou a colaboração com José Manuel Gonçalves em 1984, quando decidem em parceria inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializarem as suas coleções masculina e feminina. Em 1985 apresentam-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, têm vindo a mostrar regularmente as suas coleções. Para além do seu percurso como criadores, colaboraram com a indústria no período compreendido entre 1989 a 1992, criando várias marcas para os mercados nacional e internacional. Foram ainda responsáveis pelo desenho das fardas para empresas como Vodafone ou TAP.

Transmontano, mas apaixonado por Lisboa, Manuel Alves aliava a paixão pelo campo e pela natureza com uma visão artística da modernidade citadina. Os cães e o seu jardim nas Amoreiras eram fonte da sua inspiração e equilíbrio, uma mensagem inspiradora que fazia questão de transmitir sempre que se dava a conhecer de forma mais pessoal.

Por tudo isto, o falecimento do Manuel Alves deixa a ANJE, os seus dirigentes, as equipas e colaboradores do Portugal Fashion, e também os designers da plataforma profundamente consternados.

Morreu um dos nomes mais consagrados da plataforma Portugal Fashion e, neste triste momento, são o seu talento e a sua alegria de viver o que mais gostamos de recordar.

PT