A Springkode, empresa portuguesa pioneira de e-commerce que liga o consumidor final a uma rede das melhores fábricas de confeção têxtil nacional, e o Portugal Fashion acabam de lançar o primeiro projeto de uma colaboração estruturada e inédita. Trata-se da coleção “Visão” – uma parceria internacional onde a rastreabilidade e transparência são elevadas ao expoente. Uma coleção cápsula 100% Europeia, 100% Rastreável e Transparente, desenhada pela designer portuguesa Katty Xiomara e com algodão cultivado na Grécia.
Para este projeto a Springkode juntou os produtores de algodão gregos Varvaressos, a produtora de malhas portuguesa Hata, a tinturaria portuguesa Tintex, a designer portuguesa Katty Xiomara e a confeção portuguesa Bless Internacional. A uni-los, a vontade comum de reformular a forma como a indústria da moda funciona e uma consciência ética que os compele a serem atores da mudança. Este é o primeiro projeto do Protocolo de Parceria assinado entre a Springkode e o Portugal Fashion, que pretende explorar todo o potencial da ligação entre a indústria e os designers portugueses.
“A Springkode é uma plataforma com um propósito claro de repensar e reformular a indústria da moda e de a conectar ao consumidor final de uma forma sustentável. Queremos mostrar que é possível e economicamente viável trabalhar de forma 100% rastreável, transparente e caminhar para a sustentabilidade da indústria da moda”, afirma Reinaldo Moreira, responsável pela Springkode, acrescentando ainda que “somos uma plataforma online que conecta o consumidor consciente e informado a uma rede de fábricas e criadores com foco na qualidade e na sustentabilidade. A nossa comunidade de fábricas associada à comunidade de designers do Portugal Fashion está carregada de potencial disruptivo e inovador. ”
Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion salienta que “a colaboração Springkode X Portugal Fashion se enquandra como pilar estratégico do nosso projeto e que, em pleno ano de 25º aniversário, acreditamos que temos de revisitar e reforçar – a ligação entre designers e indústria. Uma ligação que com a Sprinkode e com o Portugal Fashion pode encontrar um circulo completo e sustentável, visto estar garantido o acesso ao consumidor, através de uma plataforma digital, proporcionando a todos os players comunicação e visibilidade no segmento moda, trabalhando, de raiz, produtos de valor acrescentado, norteados por princípios sustentáveis, com total garantia da qualidade de produção nacional”.
‘Dos campos de algodão para a tua casa’ serve de mote para este projeto tão audaz que permite ao consumidor final conhecer os processos envolvidos na criação da peça que está a usar através de um QR Code que acompanha cada uma delas. Uma coleção produzida com recurso a malhas 100% algodão Supreme Green Cotton, plantado e tratado pela Varvaressos S.A., na Grécia. Um processo produtivo que recorre a sementes que não foram geneticamente modificadas e que na sua cadeia consome 40% menos água, utiliza mais de 20% de energia de fontes renováveis, poupando enormes quantidades de CO2 e energia. O fio de algodão é posteriormente transformado em malha pela HATA, em Viana do Castelo e tingido pela Tintex Textiles S.A., em Vila Nova de Cerveira. A criação e desenvolvimento da coleção foi feita pela designer de moda Katty Xiomara e a confeção realizada pela Bless Internacional, em Guimarães. Cabe à Springkode a coordenação de projeto, a sua implementação e fazê-lo chegar ao consumidor final em mais de 70 países, através da sua plataforma online www.springkode.com.
As peças desta coleção estão disponíveis para compra através do site da Springkode e em regime de pré-encomenda, o que torna o projeto ainda mais sustentável: só serão produzidas as peças que forem vendidas. Até ao dia 7 de Setembro qualquer pessoa pode aceder ao site e adquirir a sua peça preferida, que será posteriormente confecionada e entregue no final do mês de Setembro.
Para a Bless Internacional este projeto vem “mostrar a qualidade que o nosso país tem nos diferentes sectores e potenciar ao mesmo tempo a visibilidade de cada uma das empresas intervenientes.” diz a CEO Sílvia Costa.
Ricardo Silva, CEO da Tintex comenta: “A sustentabilidade está aqui para valer e esta foi uma forma muito efetiva de provar que assim o é e que há caminhos inteligentes de trazer ao mundo e a cada consumidor uma produção sustentável de bom gosto, acessível a todos.”
A cooperação direta entre designer e fábrica desencadeia a parceria da Springkode com o Portugal Fashion, que nasce com o intuito de incentivar designers e fabricantes a desenvolverem coleções exclusivas, aliando a criatividade à experiência e know-how de décadas. “Sinto que esta experiência pode ser muito importante, pois poderá ajudar a corrigir a falta de comunicação e entendimento que existe entre a indústria têxtil e os criativos. Estas ações feitas em contínuo e com rotatividade podem amplificar as capacidades e o alcance da moda portuguesa.”, Katty Xiomara.
O Projeto Visão é muito mais do que uma coleção de roupa. Vem para quebrar barreiras, estigmas, paradigmas e convenções. O futuro está aqui, é digital, é inclusivo, transparente e consciente.