20/06/2022

PORTUGAL FASHION LEVA MODA PORTUGUESA A PARIS COM ERNEST W. BAKER

O Portugal Fashion está de regresso ao roteiro além-fronteiras pelas semanas de moda internacionais na estação primavera-verão. A primeira paragem é em Paris com a dupla Ernest W. Baker, em calendário oficial da Semana da Moda Masculina francesa. É no sábado, 25 de junho, às 10h30 (hora de Portugal Continental), que será apresentada, em formato […]

O Portugal Fashion está de regresso ao roteiro além-fronteiras pelas semanas de moda internacionais na estação primavera-verão. A primeira paragem é em Paris com a dupla Ernest W. Baker, em calendário oficial da Semana da Moda Masculina francesa. É no sábado, 25 de junho, às 10h30 (hora de Portugal Continental), que será apresentada, em formato digital, a coleção primavera-verão 2023. O Fashion Film será transmitido em livestreaming pela Semana da Moda de Paris (parisfashionweek.fhcm.paris).

Antes do lançamento oficial, realiza-se um showroom profissional dedicado a buyers e imprensa, entre os dias 22 e 25 de junho, na 19 Rue Béranger 75003 Paris. Desta forma, a apresentação dos Ernest W. Baker na PFW será híbrida, com vídeo apresentado na plataforma digital da Semana de Moda no dia 25 de junho e uma apresentação física entre as 11h30 e as 14h00, na mesma morada do showroom.

Em tempos de pandemia e de crises sucessivas, questiona-se o trabalho na moda. Daqui parte a reflexão dos designers para criar uma coleção que remete à Primavera de 2020, como “algo familiar e confortável, o sentimento de inocência, de ingenuidade – uma impressão de abrigo”. Os códigos da marca – a influência americana, o jogo das proporções, uma abordagem ligeiramente feminina do vestuário masculino, o tailoing com sentido de ironia, o artesanato – são aqui revistos através das lentes da infância. A autenticidade é a linha mestra do pedaço de história da moda que escrevem, e todos dela fazem parte: “jovem, velho, homem, mulher, o que é que isso importa?”.

O Fashion Film dos Esnest W. Baker é um convite ao mundo deles. Filmado com o realizador e fotógrafo ucraniano Vladimir Kaminetsky, capta a forma como cada passo em frente na marca dá um sentido a esta perspetiva. “No final do dia, estamos apenas a fazer moda: deve ser agradável, refrescante e divertido. Algo a ser usado. Algo a ser partilhado”, referem os designers.

Reid Baker nasceu em Detroit e cresceu na zona rural de Park City, Utah, enquanto que Inês Amorim nasceu e foi criada em Viana do Castelo. Fundada em 2017 pelos designers, a marca inspira-se no avô de Reid, Ernest W. Baker, um dos primeiros publicitários de Detroit. Com uma sensação de nostalgia, a intenção é reinterpretar roupas clássicas que parecem ter sido tiradas do armário de Ernest. Depois de lançarem apenas a segunda coleção, a marca dos designers foi indicada para o prémio LVMH edição 2018 e tem pontos de venda como 10 Corso Como, Antonioli, Galeries Lafayette, SSENSE e United Arrows.

EN